Facebook

Usos e benefícios da glicerina vegetal

Usos-e-benefícios-da-glicerina-vegetal2.jpg

Os usos e benefícios da glicerina vegetal são voltados para a hidratação da pele. Além de promover uma limpeza maravilhosa, é emoliente, calmante, tem propriedades lubrificantes e é hidratante. Por ser umectante, atrai a água para a pele, fazendo a restauração da elasticidade. Também mata bactérias de maneira quase instantânea. É pobre em toxinas, e muito raramente, produz reações alérgicas.

Seu uso medicinal abrange queimaduras, picadas de insetos, calos e a psoríase. Basta aplicar topicamente, repetindo de 2 a 3 vezes por dia.

Para fazer um hidratante natural com glicerina, compre-a líquida. Misture 1 copo de glicerina com 3 copos de água mineral. Mantenha num frasco bem fechado. Poderá usar no rosto e no corpo.

Se quer usar a glicerina para hidratar os cabelos, use 1 colher de sopa de glicerina líquida, 5 colheres de sopa de água e óleo essencial, obedecendo o seguinte:

  • Cabelos secos: 3 gotas de óleo essencial de lavanda, sândalo ou ylang ylang.
  • Cabelos normais: 2 gotas de óleo essencial de rosa, alecrim, ou lavanda
  • Cabelos oleosos: 2 gotas de óleo essencial de limão ou sálvia.

Faça a mistura dos ingredientes, transfira para um frasco spray, e agite bem antes de aplicar no cabelo, que deve estar úmido. Não é necessário enxaguar.

Se a pele da face estiver desidratada, use a seguinte receita: 

Usos-e-benefícios-da-glicerina-vegetal3.jpg

  • 1 colher de chá de glicerina
  • 1 colher de chá de mel
  • 2 colheres de chá de leite ou água
  • 1 colher de sopa de aveia

Mescle todos os ingredientes, e deixe na face por 20 minutos. Retire usando água morna.

Para fazer uma loção de limpeza natural, basta fazer uma receita caseira. Separe ½ colher de sopa de glicerina vegetal, 1 colher de sopa de chá verde, e 1 colher de sopa de óleo de semente de uva. Mescle, guarde num frasco que possa ser bem fechado, e agite muito bem todas as vezes que for usar. Se quiser fazer uma quantidade maior, basta triplicar os ingredientes. Entretanto, terá que guardar na geladeira, e nunca ultrapassar o limite de 1 semana para utilização, depois deste tempo, as propriedades se perdem. 

Artigos recomendados

12 Comentários

Boa Noite.
Gostaria de saber a onde eu posso esta comprando a glicerina.
E ela serve para a cera de depilaçao,para hidrater a pela e deixar a cera mais elástica?
Aguardo a resposta
Desde ja Obridado
carolina castilho

qui, 2012-04-26 18:58

Olá Carolina,

Sim, a glicerina pode ser usada para fazer cera de depilação, e funciona como um protetor da pele nesse processo. Para comprá-la, terá que se dirigir a uma loja de produtos naturais, e se vive em uma cidade onde há grandes supermercados, poderá arriscar buscar nestes locais também. Ou, fazer uma busca on line. Vá até o google.com.br, por exemplo, e pesquise por venda de glicerina vegetal, não esqueça de colocar o nome da sua cidade. No campo de busca digite, num exemplo: venda glicerina vegetal + o nome da sua cidade

Deverá surgir os sites onde poderá comprar.

Boa sorte!
Abraços

qua, 2012-05-02 15:07

ola meu nome e maraloy gostaria de saber se a glicerina clareia os pelos. por exe:os cabelos?

sab, 2012-12-22 01:19

Olá Maaloy,

A glicerina, pelo que pesquisei, não faz efeito neste sentido.

Para clarear o cabelo: catchup de 3 em 3 dias, o suficiente para deixar os fios bem cobertos. Mais demorado, mas também com resultados: essência de camomila - deverá massagear os fios e deixar agir por meia hora 2 vezes na semana. Depois de lavar o cabelo, borrife água destilada misturada com suco puro de limão, espremido na hora.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-01-07 10:19

Hoje a glicerina vegetal está sendo usada nos chamados cigarros eletrônicos. É vaporizada e inalada em substituição aos cigarros convencionais. Existe algum risco para a saúde a inalação da glicerina vegetal vaporizada?
Mario Sergio

dom, 2013-03-24 21:22

Olá Mario Sergio Caetano,

Tudo depende do tipo de glicerina. Deverá escolher uma que tenha toxidade muito baixa, caso contrário, pode ser muito perigoso! Glicerina deve ser usada topicamente, pois quando inalada, em especial aquelas que contêm propileno glicol, tem efeitos nocivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, propileno glicol em excesso pode causar excesso de lactato na corrente sanguínea e pode levar ao coma, convulsões e problemas cardiovasculares, tais como ataque cardíaco. No entanto, a quantidade necessária para causar estas reacções é elevada, tornando improvável uma sobredosagem. Por outro lado, mesmo em doses como as usadas em cigarros eletrônicos, a médio prazo, pode irritar seu sistema respiratório e o trato gastrointestinal. Pode irritar as mucosas dos pulmões e causar sibilos, inchaço da língua e infecções do trato respiratório superior. Altas quantidades de glicerina vegetal oral pode perturbar o seu estômago e resultar em náusea, diarréia e, em casos raros, a inflamação do trato gastrointestinal, chamado de gastroenterite.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-03-28 13:47

Olá, Cristiane!

Não sabemos sobre o uso da glicerina para esse fim.

abraços.

ter, 2013-07-23 16:26

por favor onde posso comprar glicerina vegetal na cidade de são paulo? já procurei em várias farmacias da minha cidade e não encontro. fico desde já grata pela atenção

seg, 2013-08-26 17:58

Olá Silvana!

Para comprá-la, terá que se dirigir a uma loja de produtos naturais, e em grandes supermercados, poderá arriscar buscar nestes locais também. Ou, fazer uma busca on line. Vá até o google.com.br, por exemplo, e pesquise por venda de glicerina vegetal, não esqueça de colocar o nome da sua cidade. No campo de busca digite, num exemplo: venda glicerina vegetal + o nome da sua cidade

Deverá surgir os sites onde poderá comprar.

Boa sorte!
Abraços

ter, 2013-08-27 13:09

Materia interesante, gostei das nformações.

dom, 2013-10-06 11:30

Gostei das informações, mi deixou muito contente.

sex, 2013-11-15 19:07

Posso fazer o hidratante para os cabelos, seguindo as informações acima, e depois coloca-lo no creme de cabelo?

sex, 2013-11-15 19:37
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.