Facebook

Remédios caseiros para enxaqueca

Remédios-naturais-para-a-enxaqueca2.jpg

Os remédios caseiros para enxaqueca são grandes auxiliares para aliviar essas dores cabeça terríveis. A denominação enxaqueca surgiu a partir da palavra grega hemikrania, que significa "metade da cabeça", sendo uma maneira de explicar a natureza unilateral deste tipo de dor. Trata-se de uma dor de cabeça grave, tão séria que afeta a absorção de alimentos e a circulação sanguínea. A Organização Mundial da Saúde, OMS, descreve a enxaqueca como uma das doenças mais incapacitantes da humanidade.

Muitas vezes é precedida dos chamados sinais prodrômicos. Estes sinais podem ocorrer poucas horas, ou um dia antes do início da enxaqueca. Tais avisos prévios podem incluir flashs de luz, formigamento nos braços e pernas, náuseas, vômitos, e até mesmo hipersensibilidade ao som e luz, denominadas fonofobia e fotofobia, respectivamente. Os sinais prodrômicos ocorrem devido à expansão dos vasos sanguíneos e pela perda de químicos que rodeiam as fibras nervosas.

As mulheres são 3 vezes mais propensas a sofrer de enxaqueca que os homens. E existem vários fatores que podem desencadear esta condição. Pode ser hereditária, ser provocada pela tensão nervosa, qualidade do sono, tabagismo, certos medicamentos - como vasodilatadores ou anticoncepcionais orais -, adoçantes, excesso de café ou de frutas cítricas, carne com nitritos, exposição à luz fosforescente, por odores fortes, alterações nas condições atmosféricas ou fusos horários, e fome, entre outros.

Entre os remédios naturais mais eficazes está o suco de uvas maduras frescas. E o mais indicado é moer uma quantidade suficiente de grãos para obter um copo de suco sem ter que adicionar água.

Remédios-naturais-para-a-enxaqueca3.jpg

Para aliviar a dor, faça uma compressa de folhas de couve. Esmague uma quantidade que dê para cobrir toda a testa. Deve ficar com esta compressa por várias horas, e com uma reserva extra para a substituição quando as folhas começarem a secar.

No decorrer do dia, ou quando constatar os sinais prévios da enxaqueca, beba a seguinte mistura: 300ml de suco de espinafres, 300ml de suco de cenoura, com 100 ml de suco, ou de pepino, ou de beterraba.

Mantenha o hábito de comer 12 amêndoas todos os dias. Ajuda a prevenir. Assim como os alimentos ricos em niacina: nozes, trigo integral, vegetais de folhas verdes, sementes de girassol, fígado e peixe. Poderá manter uma ingestão frequente de qualquer das opções, ou alterná-las numa base semanal. 

Artigos recomendados

6 Comentários

minha mae tem muita dor de enxaqueca gostaria de saber um remedio caseiro

sab, 2013-03-09 14:55

Olá Maria Isabel,

Poderá recorrer as receitas que estão descritas no artigo. Qualquer dúvida estamos por aqui.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-03-11 17:18

minha está com uma tremenda dor de cabeça o que faço? !!!

dom, 2013-04-21 20:24

Olá Cauê Lucas,

Tenha sempre o óleo essencial de hortelã-pimenta. Basta pingar 3 gotas na palma da mão, e inspirar profundamente por alguns instantes, repetindo até quando, ou sempre que necessário.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-04-22 15:03

Funciona mesmo ?
Sofro de enxaqueca desde os 14 anos , hoje tenho 19 , não aguento mais sofre dessa dor !

ter, 2013-06-11 11:36

Meu marido so falta morrer de enxaqueca! O que faço?

seg, 2013-07-01 19:24
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.