Facebook

O que suas mãos dizem sobre sua saúde

O-que-as-suas-mãos-dizem-sobre-sua-saúde2.jpg

O que suas mãos dizem sobre sua saúde pode revelar condições que estão ainda escondidas. Uma das partes mais importantes do nosso corpo, pode ser a chave para a descoberta de precoce até mesmo de doenças perigosas.

Se já consultou uma cartomante para ler o futuro na palma da sua mão, saiba que um médico também pode ser vidente, mas sobre o futuro da sua saúde. O endocrinologista americano, Kenneth Blanchard, de Newton, Massachusetts, comenta que este era um dos principais meios usados na antiguidade pelos médicos. "Precisamos retomar a prática, porque as mãos podem dizer muito sobre os hormônios, a circulação e função da tireóide."

Se quiser fazer a leitura você mesmo, veja abaixo.

Manchas vermelhas nas palmas

Se as palmas permanecem com sinais avermelhados por um longo período de tempo, esta pode ser uma condição denominada eritema palmar. Um sinal de que o fígado está prestes a adoecer, em particular, pela cirrose ou esteatose hepática.

A inflamação do fígado começa a prejudicar a função de maneira gradual. Isso resulta em excesso de hormonas circulantes, fazendo com que os vasos sanguíneos das mãos e dos pés fiquem dilatados, tornando-os visíveis através da pele. Outros sinais: veias proeminentes na parte superior do tronco e abdômen, inchaço das pernas e abdômen, e fadiga.

Comprimento dos dedos

Esta é específica para mulheres: Caso tenho o dedo anelar maior que o indicador, têm grandes chances de sofrer com a osteoartrite. Se entretanto é o indicador o mais longo, o organismo é propenso a desenvolver câncer de mama. No caso dos homens, se o indicador for muito mais comprido que o anelar, há menor risco de câncer da próstata.

O-que-as-suas-mãos-dizem-sobre-sua-saúde3.jpg

Os cientistas especulam que o comprimento do dedo é afetado pela variação da quantidade dos hormônios testosterona e estrogênio no útero. O anelar mais comprido na mulher indica uma maior exposição pré-natal à testosterona, enquanto o indicador mais longo sugere maior exposição de estrogênio. Já que o câncer de mama dá-se pelo excesso de estrogênio, é feita a correlação.

Dedos inchados

Dedos inchados por muito tempo podem indicar a presença de hipotireoidismo. Quando a tireóide é hipoativa produz menos hormônios que são importantes para o metabolismo e para manter o corpo funcionando adequadamente. E quando o metabolismo diminui, o resultado é ganho de peso e acumulação de água nos tecidos.

Unhas pálidas

Pressione as unhas suavemente. Se permanecerem brancas por mais de um minuto, ou se estão pálidas o tempo todo, é sinal de anemia. A deficiência de ferro torna as unhas pálidas quando não há glóbulos vermelhos suficiente na corrente sanguínea. Se não corrigido, além da anemia, pode causar alteração nas unhas, que passam a ter uma forma ligeiramente côncava.

Listras minúsculas e vermelhas sob as unhas

São chamadas hemorragias dissidentes porque se parecem com pequenas lascas vermelhas ou marrom sob as unhas. Podem indicar infecção no coração ou sangue. Como correm na direção do crescimento das unhas, parecem estilhaços presos debaixo da unha.

Acontecem quando pequenos coágulos bloqueiam o fluxo sanguíneo nos capilares sob as unhas (dos pés também). Podem denotar infecção das válvulas do coração, a denominada endocardite bacteriana subaguda.

Dedos azuis

Dedos com a coloração cinzenta, ou azuis, podem ser um sinal do distúrbio circulatório conhecido como Doença de Raynaud, ou Síndrome de Raynaud. É caracterizada por espasmos bruscos e temporários nos vasos sanguíneos e artérias. Diminui a circulação. Sintomas: mãos frias e pontas dos dedos dormentes, além da coloração azulada. Entre 5 e 10% da população mundial têm essa síndrome, por isso é mais comum do que você imagina. Ocorre mais em mulheres do que em homens, e se agrava em baixas temperaturas. Também é provocada por aumento de estresse.

É importante frisar que estes são apenas sinais. Caso identifique qualquer um nas suas mãos, busque orientação profissional afim de que um diagnóstico possa ser realizado com precisão. 

Artigos recomendados

6 Comentários

Então é o seguinte, vamos ver se consigo me explicar bem em relação a minha duvida.
já alguns anos, que tenho uma pequena veia redonda um pouco mais dilatada na palma da mão direita.
Nunca causou dor, apenas notava, que era uma veia diferente, redonda, um vaso sanguinário mais visível.
O que acontece, é que hoje de manha, para meu espanto, ele estava mais visível, e duro e que ao pressionar , dói. Já fiz algumas pesquisas, não consegui encontrar nada que responde-se a isto.
agora a minha pergunta é: alguém tem este tipo de problema ou já teve?
É muito estranho, pois realmente sempre notei aquela veia redonda na palma na mão.. mas como sei que existe muitas pessoas que tem veias mais dilatadas, eu imagino que seja o meu caso.
mas, do nada ficar assim, com esta característica é assustador.
ela é pequena, redonda, e nota-se de momento um azulado parecendo um formato de um pequeno cisto. Já me lembrei que poderia ser também uma pequena variz... ~

se alguém tem conhecimento, agradecia muito que ajuda-se pelo menos a entender o que poderá ser isto...

dom, 2013-03-03 16:02

Olá Teresa Pereira,

É muito importante que vc procure fazer um exame para identificar qual é a situação exata que ocorre com o seu organismo. Somente um profissional vendo a condição vai saber dar um diagnóstico preciso. É de suma importância, pois pode ser alguma consequência de outro problema que esteja ocorrrendo no seu corpo... Quando as veias endurecem podem indicar ateriosclerose, mas com estas características não é possível saber... Busque ajuda o mais rápido possível. E sabendo qual é a condição, pode-se tentar ajudá-la.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-03-04 14:58

Lendo o comentario da Teresa,vi que o mesmo esta acontecendo comigo porem, na palma da mão esquerda.

sab, 2013-06-08 12:44

oi bom dia gostaria de ter algumas informacoes tenho observado em minhas maos pequenas manchas morrons na palma da mao vc pode me dizer algo a respeito?

qui, 2013-06-13 10:29

Certo dia eu fiquei com uma pequena mancha arredondada de sangue no dedão da mão, o que pode ser? Obs: foi no dedão da mão esquerda só

qua, 2013-07-03 16:45

Meus cotovelos e laterais externas das palmas mãos são extremamente vermelhos. Não tem erupções, dor, inchaço nem ardência nem coceira. Apenas são bem vermelhos e incomodam no sentido de eu estar gesticulando, explicando algo na sala de aula e um aluno perguntar o porque das minhas mãos vermelhas. Fui diagnosticada com fibromialgia e gostaria de saber se isso tem a ver com o problema.

sex, 2013-09-13 14:07
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.