Facebook

Cuidado se seu estômago “ronca”

Cuidado-se-seu-estômago-ronca2.jpg

O cuidado se seu estômago “ronca” com muita frequência é porquê poderá estar sofrendo "Borborigmos". Este pequeno rosnar em algumas pessoas, e um verdadeiro estrondo em outras, é o efeito colateral de contrações ocorridos ou no estômago, ou nos músculos do intestino. São mais audíveis quando o estômago está vazio, e especialmente embaraçosos quando se está numa sala silenciosa, ou no decorrer de uma reunião, por exemplo.

Só devem ser causa de preocupação se muito frequentes, ou acompanhados de arrotos, flatulência e inchaço abdominal. Isso porque pode ser apenas um alerta de fome. Mas também pode denunciar problemas com a digestão. Há mais causas envolvidas. Ingerir comidas as quais se é alérgico também provoca essa reação física, pois o organismo começa a trabalhar a todo vapor afim de eliminar tais alimentos. Ou pode ser o indício de que sérios problemas no aparato digestivo estão a caminho.

É mais comum em pessoas que comem muito rápido, pois acabam engolindo ar junto com os alimentos. Quando a comida está sendo digerida esse ar se assenta sobre o alimento e obriga a válvula superior do estômago a abrir, provocando a eructação e as contrações.

Alimentos com bactérias também liberam o ar durante a digestão. Como a comida passa do estômago “fora do processo normal” para o intestino, pode provocar o ruído incômodo.

Pode ser um aviso de que a Síndrome do Intestino Irritável (SII) atacou seu organismo. Esse tipo de distúrbio intestinal provoca desejo frequente e por vezes incontrolável de excretar. Há contrações desordenadas dos intestinos, diarreia alternada com prisão de ventre, inchaço abdominal, e o “ronco”.

Para tratar o chamado "Borborigmos" há que beber muita água, ou líquidos que promovam a hidratação do organismo, de modo a estabilizar o nível de de ph em seu estômago.

Se ocorre todas as vezes que estiver sofrendo com acidez, recorra a um antiácido.

Cuidado-se-seu-estômago-ronca3.jpg

Beber um chá de gengibre todas as noites poderá tratar essa condição, já que o gengibre expele gases e reduz problemas estomacais. Enquanto isso, evite o consumo de café, açúcar, bebidas carbonatadas e cebola, pois agravam o problema, que apesar de comum, não deve ser negligenciado. 

Artigos recomendados

19 Comentários

ola .2 e 2 horas o meu estomogo ronca e se eu nao de alimento comeso fica fraca .o que devo fazer . agadeco

qua, 2012-10-31 09:09

Olá Delma,

É necessário saber a causa desta condição, só assim poderíamos indicar se há um tratamento alternativo. O melhor é você procurar um profissional de saúde que possa fazer um diagnóstico.

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-10-31 16:46

como faço para preparar chá de gengibre ?

seg, 2012-11-05 00:36

Olá Lucas,

Pegue um gomo que tenha mais ou menos 2 centímetros, descasque, corte em fatias e coloque no equivalente a 1 xícara de água, que esteja fervendo. Deixe ferver por 3 minutos, espere esfriar e pronto.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-11-05 21:02

tenho o abdome alto e não tenho nenhum problema de colesterol ,trigliciridios e outros , mas meu abdomem incha e da muito estouro é só eu ficar nervosa, não faço mais vestibulares e nem curso fico com muita vergonha dos barulhos. procurei um médico e ele me deu lufital mas mesmo assim se eu ficar nervosa não adianta.sera que esse chá melhoraria.

ter, 2013-02-05 19:28

Olá,

O melhor é beber pelo menos 1 semana pra verificar se seu organismo reage ao tratamento natural.

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2013-02-06 12:39

gostei da materia

sex, 2013-04-26 08:21

Olá Amelia,

Obrigada por acompanhar nosso trabalho!

Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2013-04-26 14:07

Olá. Eu apesar de ter a roquidao, meu estomago fica inflamado depois q como q deve ser?

qui, 2013-05-16 11:04

fiz endoscopia acusou uma gastrite leve , mesmo depois de ter tomado os remédios estou sempre com o estomago alto, a barriga grande e a sensação de estar com estomago muito cheio .

qui, 2013-08-29 02:18

Minha barriga ronca muito e fico com fome muito rapidooque sera?

sab, 2013-10-05 23:15

Costumo jantar ao redor de 18h e vou-me deitar às 22,30h Apesar de não abusar de comidas pesadas, acordo por volta de 2/3h, e o sono custa a voltar. Isto só não acontece se o jantar for apenas uma salada ou coisa assim.
Tem jeito para resolver o problema aqui, ou há necessidade de passar por uma consulta médica?
Agradeço a atenção.

qua, 2013-10-09 16:30

Minha barriga doi, estufa, rinca muito alto mesmo quando não estou com fome. Me sinto cheia o tempo todo e tenho dificuldade para respirar. As vezes tenho dor "no pé da barriga" o que pode ser?

sex, 2013-11-01 17:52

eu quando fico deitada de barriga para cima sinto algo no meu estomaho
como se algo estivesse perfurando,meu estomago e no intestino sono muito sono.deito toda hora,que tipo de enxame posso estar fazendo.obrigada amiga

seg, 2013-11-18 15:31

boa noite, depois ,que almoço e jantar a barriga ronca sem parar oque é

seg, 2013-11-18 21:30

Ola!Todos os dias de manha depois que tomo cafe e deito minha barriga começa a roncar muito alto o que pode ser?

qua, 2013-12-04 20:34

Olá, tenho 16 anos e tenho gastrite crônica moderada, tomo vários remédios e faço dietas para controlar, mas, mesmo assim, desmaio, tenho fraquezas constantes e esses roncos estranhos, o que fazer ?

seg, 2013-12-09 16:58

dia 23/11 eu comi sushi e quando cheguei em casa já estava sentindo uma indisposição, mesmo assim eu dormir acordei pela madrugada com muita dor no pé da barriga sem conseguir andar direito, fui ao médico e era infecção, tomei vários medicamentos e fui liberada pra voltar pra casa. Desde então, eu sinto dores no pé da barriga, inchaço, o roncar da barriga.. Eu tomo os medicamento recomendado pela médica passa temporariamente a dor, depois volta, durante essa semana eu mestruei, durou 3 dias e estava com um odor nada agradável e a cor estava diferente 'amarronzada' e eu continuo sentindo as dores e inchaços.. Já marquei consulta mas só pra próxima semana, enquanto isso vou 'curtindo' minhas dores.

qua, 2013-12-11 18:30

Olá, meu problema é o seguinte, tenho diarreia constante mente sendo que de forma alternada ex: tenho diarreia durante tres dias em um dia estou normal depois volta denovo depois fica normal é uma loucura e a anos isso acontece comigo nao sei se tenho alergia a algo que com ou sei la o que. Tem vezes que forte com roncos na barriga e quando es forte as vezes da uma febrezinha de leve.

qui, 2013-12-12 16:32
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.