Facebook

Tratar a Foliculite em casa

Tratar-a-foliculite-em-casa2.jpg

Para tratar a foliculite em casa poderá utilizar remédios naturais que combatem essa infecção bacteriana no folículo piloso. É caracterizada por uma inflamação na base dos pelos, sendo sua ocorrência mais comum na região da virilha.

Muitas vezes se desenvolve ao banhar-se em banheiras que não estão muito limpas, ou hidromassagens. Mas também pode ser o resultado de um depilador utilizado por várias vezes seguidas. É causada pela bactéria Pseudomonas Aeruginosa, e um dos danos são pelos encravados sob a pele. Durante o tratamento é indispensável cessar a depilação da zona afetada.

Para iniciar o tratamento caseiro, faça aplicação tópica de compressas mornas, embebidas em antissépticos. Pode-se usar o sumo de folhas de sálvia, ou suco puro de gengibre. Devem ser repetidas, se possível, 4 vezes por dia, com duração de meia hora cada. Outro procedimento importante é estimular o Sistema Imunológico, que pode ser conseguido através da ioga; eliminar o calor provocado no corpo pela infecção, possível através da acupuntura; e claro, eliminar a infecção, o que poderá fazer com os produtos naturais que seguem abaixo.

Tratar-a-foliculite-em-casa3.jpg

O mais potente para este combate é o alho. Os herbalistas recomendam o consumo de 3 dentes todos os dias. Poderá substituir os dentes crus por cápsulas, que também devem ser 3 diariamente.

Nesse processo de eliminação das bactérias, será importante dar um suporte extra para o Sistema Linfático, onde os gânglios podem sofrer inchaço. O mais recomendado é fazer a ingestão de um anti inflamatório. O anti inflamatório para este tratamento é a Aparina, erva também conhecida como Amor-dos-homens. Beba um chá, ou faça a infusão e aplique sobre a pele. Embeba uma gaze e deixe permanecer por toda a noite.

Para complementar e garantir o processo de cura, faça a ingestão diária de chá de equinácea. As propriedades antibióticas desta erva vão fortalecer o combate às bactérias.
E para não deixar cicatrizes, todas as manhãs, na pele previamente limpa, aplique óleo essencial de tomilho, de bergamota, ou de alfazema.

Até atingir a cura, passe a tomar banho com sabonete antibacteriano. Lembre-se que trata-se de bactérias, que podem se espalhar, portanto não partilhe objetos de higiene pessoal, ou lençóis. Estes, por sua vez, devem ser trocados diariamente até que a infecção desapareça. Deve-se fazer a desinfecção do banheiro todos os dias também.

Artigos recomendados

14 Comentários

Gostei muito .. das dicas parabens ...

qua, 2012-10-24 21:52

Olá Suelidia,

Obrigada por acompanhar nosso trabalho!
Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2012-10-26 13:18

Minha axila direita está cheia de bolhas com pus,e qdo estou suada doem bastante o que posso usar?

qui, 2013-01-24 21:19

Olá Katarina,

A sugestão é além de usar um remédio caseiro, limpar o organismo, e isso é possível através da alimentação.

Lembre-se que frituras - principalmente de óleo usado mais que 2 vezes -, açúcar, doces, chocolate a base de leite, pprodutos de confeitaria em geral, só pioram qualquer inflamação no corpo humano. Diminua ao mínimo possível.

Para reforçar o sistema imunológico, e combater a inflamação:
- Beber no mínimo 2 litros de água
- Comer todos os dias 1 maça, 1 banana, 2 kiwis, 2 laranjas, e 5 peças de frutos vermelhos: pode ser qualquer 1 (morango, cerejas, amoras, mirtillos, enfim...). Cada uma destas porções ao longo dia. Comer todos juntos de uma vez só não resolve. Portanto, poderá dividir em 3 vezes, por exemplo.

Quanto ao remédio caseiro, escolha uma destas receitas:

Ao primeiro sintoma, faça um cataplasma com um punhado de folhas de salsa. Ferva a quantidade proporcional ao tamanho da área infeccionada, envolva num pano bem fino, e coloque sobre a área.

Amasse um dente de alho com uma fatia de cebola, e coloque sobre a pele inflamada. Repita várias vezes ao dia. Este é um dos remédios caseiros mais eficazes.

Ou ferva de 2 a 3 folhas de repolho por exatamente 15 minutos, e, ainda quentes, deixe-as sobre o furúnculo até que esfriem. Faça quantas vezes for possível no decorrer do dia.

Todas as manhãs durante o tratamento, beba em jejum 1 xícara de chá de suco de abóbora com 1 colher de chá de suco de limão espremido na hora.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-01-31 15:57

Tenho muitos feridas no couro cadeludo alem de corsar muito doi saia pus e sangue
Como faco para fazer um tratamento caseiro e ficar curado

sex, 2013-03-22 21:23

Olá Antônio Carlos,

Amasse 2 dentes de alho e distribua sobre as feridas, 30 minutos, todos os dias, e procure lavar com um xampú sem álcool. Em seguida à lavagem, com um chumaço de algodão embebido com vinagre de maçã orgânico, limpe bem todas áreas feridas. Repita todos os dias por 1 semana. Se não houver resultados, busque um médico. Vai arder bastante, mas será o método mais seguro. Evite coçar ao máximo possível, ou só vai piorar a condição. Tente polvilhar maizena antes de dormir, ppara evitar a coceira.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-03-28 11:59

Noooossa! Como tem gente boa no mundo, né? Parabéns pelo auxilio a nós cedido!

Então, sofro mto c foliculite, mas e quanto às manchas? Como tirá-las?
Parabéns!

qui, 2013-04-04 14:21

Olá Cléia,

Obrigada!

Para retirar as manchas passe suco puro de limão. Deixe 10 minutos, lave com água morna, e depois aplique mel, por 10 minutos. Refaça 3 vezes na semana. Se for sair sob sol, mesmo que a área esteja coberta pela roupa, aplique protetor solar seguindo as instruções do fabricante.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-04-11 12:10

Gi , boa noite, gostaria de te parabenizar por esta atitude de ajudar pessoas que sofrem com esta doença, pois só quem vive com ela sabe o quanto é penoso, pois ela não só nos deforma fisicamente mas pode até mesmo nos destruir intima e internamente, acabando com a alta estima e desencadeando sentimentos indesejáveis à qualquer ser humano. Tenho foliculite no couro cabeludo, faço tratamento a três anos, mas sempre retorna mais agressiva, peço-te carecidamente que me ajude, desde já agradeço por sua atenção e que DEUS ilumine todos os seus caminhos, porque merecimento não falta, muitíssimo obrigado e um forte abraço.

ter, 2013-06-25 22:41

minha cabeça tem vários caroço, e sai pus e quando coço sai sangue. me incomoda demais. oque faço

dom, 2013-08-25 21:44

Olá Vagner!

Como você não sabe o que é e aqui não fazemos diagnósticos (somos um site com dicas de tratamentos naturais e não médicos. E mesmo se fossemos não poderíamos diagnósticas ninguém pela internet), sugerimos que você procure ajuda com um profissional da saúde, por exemplo, um dermatologista.

Boa sorte!
Beijos.

ter, 2013-08-27 11:59

Bom dia, gostei muito das dicas. Tenho problemas com foliculite, se me depilo com Gillette, coça demais depois e me fica toda vermelha a virilha e quando estão crescendo é muito incomodo, na axila e pernas fica normal, mas já tentei depilação a com depiladores elétricos, pinça, com cera quente na virilha e praticamente quase todos os pelos encravam. Achei estranho falar que é bactéria, sendo que quando vou depilar com cera vou em salão e não em casa. E aparece muito mais pelos encravados será que é o método, minha pele é sensível a cera ou é a bactéria mesmo?

qua, 2013-10-16 07:12

Gostei muito do artigo. Mas fiquei com duvidas, tenho uma filha de 3 anos, ela tem foliculite nos braços e coxas. Passei uréia 5 a 20 porcento tudo com recomendações medicas, mas não adiantou. O que poderia fazer? Obrigada....

sab, 2013-11-16 21:59

olá eu gostaria de saber se eu posso usar o suco do limão pra clarear as manchas ,e desde usar o mel se tem outra coisa que eu posso usar ,e se tm outra coisa que posso usar nas manchas escuras do rosto,e mais uma dúvida a foloculite tem cura ? o azeite de olivia realmente é eficaz ?aguardo sua resposta ,obrigada

sab, 2014-01-11 00:33
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.