Facebook

Dor causada por gases

Dor-provocada-por-gases2.jpg Weerayut Kongsombut - RF - Thinkstock

A dor causada por gases aflige a maioria das pessoas, onde quase todos passam por essa experiência em algum momento, seja por comer em demasia, ou por ingerir determinados alimentos que impulsionam a formação de gases no organismo. Mesmo que não estejamos a abordar uma questão considerada grave para a saúde, provoca desconforto físico, e em alguns casos, possível constrangimento, por causa da flatulência.

Os gases intestinais são considerados comuns, e a contagem científica indica que uma pessoa terá flatulência pelo menos 12 vezes ao dia, independente da intensidade. Entretanto, esse número pode ser bem maior em algumas pessoas, provocando um incômodo quase que frequente. Aqui começa o problema: se a situação, ou o próprio físico, não permite a liberação do gás, começa-se a sentir dores agudas, no peito e/ou no abdômen.

Quando há excesso de gases presos no aparato digestivo, um dos primeiros sintomas é o inchaço na região do estômago. Também pode indiciar uma condição subjacente, como a "Síndrome do Intestino Irritável".

A presença de gases é facilmente denunciada pela flatulência. Esta, geralmente, está associada com a ingestão de feijão, couve, couve-flor, ou farelo, entre outros. O desconforto ocorre quando os carboidratos desses alimentos são decompostos por bactérias do intestino.

Quando as dores são agudas em decorrência dos gases, onde em algumas pessoas chega a provocar cãibras, a característica mais comum é que ocorre na região estomacal, e frequentemente muda a sua localização. Logo, não é uma dor persistente, ou confinada a um só ponto. Há pessoas que experimentam uma sensação de "nó" no estômago. É comum confundir dores provenientes de gases com dor no coração, ainda mais quando ocorrem no lado superior esquerdo do peito. Também costuma ser confundida com a dor provocada por pedras na vesícula, ou apendicite, quando no lado direito do corpo.

Para tratar essa condição há, principalmente, que alterar hábitos alimentares. Comer devagar vai impedir que se engula ar. Elimine, evite, ou diminua a ingestão de bebidas gaseificadas, ou que contêm álcool. Passe a observar o que come, e quando é que os gases ocorrem, assim poderá deixar de ingerir alimentos que não são bem assimilados pelo seu Sistema Digestivo. Se é amante de alimentos dietéticos, verifique se possuem sorbitol em sua composição. Esse substituto do açúcar é famoso por produzir excesso de gases no estômago.

Dor-provocada-por-gases3.jpg clemarca - RF - Thinkstock

Para tratar a flatulência, um bom remédio caseiro é o chá de funcho. Ferva 1 colher de sopa em 1 litro de água, e beba no decorrer do dia. Para otimizar sua digestão com a finalidade de evitar gases, coma algumas sementes de funcho logo ao término das refeições principais. 

Artigos recomendados

56 Comentários

bom

dom, 2012-06-24 22:46

Obrigado Simone!
Abraços

seg, 2012-06-25 15:40

Neste momento estou, sentindo muitas dores no peito esquerdo, e essa máteria foi muito clara, e objetiva. Parabéns pela matéria! agora só mim resta toma um Lufital, pra elimina (tentar) esses gases maldito.

sab, 2012-09-01 03:33

Gostei muito e aprendi muito apos ler estas informações principalmente porque gosto de sempre aprender mais.

sab, 2012-09-01 18:27

Olá Eliza,

Obrigada por acompanhar nossos artigos! :)

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-09-03 16:42

Olá Marcos!

Obrigado por acompanhar nossos artigos! :) Esperamos que as informações sejam úteis.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-09-03 16:43

Eu sinto muitas dores do lado esquerdo do peito, próximo a axila e na parte superior. Sempre penso que é coração, e como sofro de ansiedade, já tive vários ataque por causa disso, sempre penso que estou morrendo. Quando sinto dores, entro em pânico. Lendo esse artigo agora, me deu um pouco de alívio. Eu vou começar a diminuir certos alimentos, eu tomo muito leite e, por isso, sinto dores todos os dias. Obrigada pelo artigo!

qui, 2012-09-27 11:31

Olá Danielle!

Nós é que agradecemos que acompanhe nosso trabalho.
Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-09-27 13:02

boa tarde sinto muitas dores no corpo lado direito e peito, arrotos, gases, sinusite, dores de cabeça, dores nas costas, estou com testoterona baixo, colestoral alto, pigarro constantes.....

ter, 2012-10-23 15:08

Olá Jovely,

Para os gases: Ferva 1 colher de sopa de semente de funcho em 1 litro de água, e beba no decorrer do dia. Para otimizar sua digestão com a finalidade de evitar gases, coma algumas sementes de funcho logo ao término das refeições principais.

Para a dor nas costas, leia este artigo:

http://www.outramedicina.com/1129/auto-massagem-com-bola-de-tenis

Para testosterona baixa, leia este artigo:

http://www.outramedicina.com/1111/equilibrar-os-hormonios-naturalmente

Para colesterol:

Beba chá de Bougainvillea, também conhecida como flor de papel. Encha a mão com flores brancas e ferva num copo de água. Beba 2 vezes por semana, por cerca de 1 mês.

Para o pigarro:

3 vezes por semana coma 300 gramas de brócolis, cozidos no vapor por apenas 3 minutos. E 1 vez por semana, em jejum, bata 2 dentes de alho no liquificador com 1 copo de água, e beba em jejum. Após os jantar, 2 vez na semana, beba chá de hortelá, sem açúcar. Faça o chá com1 xícara de água e 5 folhas.

Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2012-10-26 15:12

Gosteei...atualmente estou sentindo muita dor no peito fiz alguns exame mais graças a deus nao deu nada vou mudar meu abito alimentar e muito obrigada por ess artigo parabens. Vc tiro um peso da minha kbeça.

sex, 2012-10-26 16:42

Olá Alessandra Alves,

Obrigada por acompanhar nossos artigos!
Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-10-29 18:29

ola meu estou com o memso sintoma é uma dor no lado esquerdo e parece que é do coraçao,a noite nao consigo dormir porque a dor aumenta penso que vou morrer,meu medico receitou luftal porem acho que nao esta adiantando vou tomar esse cha para ver se melhora,mas sinto que tem uma bolha de ar dentro de mim que quando ela estoura a dor muda de lugar,isso esta sendo horrivel p mim!!!

qui, 2012-11-22 09:54

Olá Caetano,

Beba sim, e procure fazer pelo menos algum tipo de exercício físico, nem que seja 20 minutos por dia. Ao se exercitar, vai fortalecer o corpo para expulsar essa condição.

Os gases podem ser formados pelos alimentos que vc come. Comer feijão com regularidade é uma das causas mais comuns. Para evitar que provoque gases há que retirar aquela espuma que se forma quando está cozinhando, e o problema estará resolvido. No mais, mude o tipo de alimento que costuma comer por pelo menos 3 dias e observe a reação do seu corpo.

É muito importante comer 5 frutas de cores diferentes no decorrer do dia, e beber 8 copos de água!

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-11-22 20:34

Boa Noite , Essas Informaçôes Mim Ajudou ,Muito Obrigado.

seg, 2012-11-26 23:53

Olá Reinaldo Rocha,

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-11-27 14:50

tenho tantos gases que sobe pelo peito,e quando chega no meio do tórax sinto fazer plof.É normal.

qui, 2012-11-29 14:28

Boa Tarde!
Sei bem o que é isso, depois do almoço minha barriga estufa e várias explosões na minha barriga, e o pior é que muitas vezes não consigo eliminar os gases, é horrível. Pra piorar tenho intestino preguiçoso e pelo que li sobre alguns sintomas acho que tenho a sindrome do intestino irritável. Já fiz vários tratamentos e é muito cansativo. Mas vou começar a tomar chá de funcho.
Obrigada

sex, 2012-12-07 17:05

Obrigado pelas as resposta. Sinto dores na regiao do peito esquerdo quando nao, na regiao do estomago ou intestino mas nao é permanente mas as vezes e muitas vezes durante o dia. E isso me deixou menos preocupado.

seg, 2012-12-10 19:12

OLá Juliana,

Comece sim, e não esqueça de estar atenta a mastigação. Quanto mais devagar, melhor é...

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-12-12 15:01

Olá Randal,

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-12-12 15:01

Ola , Boa tarde!
Eu sinto dores muito fortes na parte superior e inferior dos seios .
è como se tivessem me sufocando ou dando um nó . Tem hora que nem respirar direito não consigo , é uma dor quase que insuportável. omei luftal , buscopan e chá de erva cideira . Espero que Deus me ajude. Já fui no médico e ele me disse qe são gases ... Será que é mesmo ?
só Deus pra ter misericordia de mim :/

seg, 2012-12-17 17:50

Olá Priscilla,

Se já há o diagnóstico, basta seguir o tratamento. Faça o chá de funcho: Ferva 1 colher de sopa em 1 litro de água, e beba no decorrer do dia. Para otimizar sua digestão com a finalidade de evitar gases, coma algumas sementes de funcho logo ao término das refeições principais.

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-12-18 13:51

ola to tomando o funcho mais não ta resolvendo, to com muitas dores e sinusite que doi os olhos, pescoço, cabeça, peito e costas, dores fortes e indisposição acompanhadas por tonturas,,,

qui, 2012-12-20 17:03

Olá , Obrigado pela resposta e atenção de vocês :)
Funcho seria o mesmo que Erva Doce ?
porque se não for não sei aqui na minha região em campinas tenha.
Eu sofro com essa dor por cerca de um ano ou mais. Por acaso se eu não achar esse chá , será que tem outro medicamento ou chá mais comum que posso obter aqui na minha região sinto muitas dores , muitas mesmo !!!

sex, 2012-12-21 10:16

Olá Priscilla,

O funcho tem quase as mesmas propriedades que a erva-doce, portanto, pode substituir... De repente uma alternativa é ecorrer a um laxante. Beba 1 colher de óleo de mamona, de 3 em 3 dias. Faça 1 semana e meia, e veja se há melhores resultados no seu organismo. Não esqueça de comer 5 frutas no decorrer do dia, e beber 2 litros de água.

Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2012-12-21 16:24

Olá Jovely,

Para sinusite, clique aqui:
http://www.outramedicina.com/954/de-adeus-a-sinusite-usando-remedios-nat...

Sempre que tiver dores de cabeça por sinusite coloque o dedo indicador da mão esquerda no céu da boca, enquanto segura a base do nariz entre as sombracelhas com a mão direita. Pressione por 30 segundos, e refaça 3 vezes.

Se o funcho não resolve: passe a mastigar mais os alimentos, e coma devagar. Coma 5 frutas no decorrer do dia, e beba 2 litros de água.

Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2012-12-21 16:28

Priscilla boa tarde, me chamo Jovely tenho o mesmo problema seu, dores no corpo, cabeça, estomago lado direito, fiz endoscopia deu gastrite, fui no urologista deu testoterona baixo fiz reposição, toma funcho comprei em loja de artigos naturais e o memo que erva doce, toma gengibre e hortelã muito bom, tenta cortar o açucar e a farinha, pois pode ser um fungo no organismo que esta causando tudo isso devido a baixa da imunidade e o stress...tenta fazer pratica de atividade fisica que vc vai dar uma melhorada..

sab, 2012-12-22 14:58

hoje eu amanhecir com dores no pezinho da barriga e não sei se é gases presos ou outra coisa..............minha barriga parece estar em festa com tantas bolhas estourando ..............

sab, 2013-01-12 10:31

bom dia priscilla seu tratamento não dei resultado, tenho dores nas costas, peito e arrotos frequentes cada vez pior, tomo omeprazol e dimeticona e não resolve..ja faz mais de um ano to assim, ate para dor ta ruimm

seg, 2013-03-04 10:37

bom dia minha querida li e gostei da orientação sobre gases presos..obrigado.

dom, 2013-03-24 11:51

Olá Sidney,

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-03-28 13:22

Me ajudou muito, obrigada!

seg, 2013-04-29 20:32

Olá Julia,

Obrigada por acompanhar nosso trabalho!

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2013-05-01 13:39

Oi meu nome Eliane Machado tenho gases presos meu intestino é muito lento tomo um laxante chamado almeida prado 46 a muitos anos todas as noites pra ir ao banheiro no dia seguinte...sofro de azia e tomo omeprazol meu médico pediu uma endoscopia e biopsia do estômago pra saber o motivo da azia ....nao sei mais o que fazer !

qui, 2013-05-16 23:27

tenho dores que caminhao do lado direito e arroto toda hora injo muito nao sei mais o que faço tomo lufital nao adianta tenho brisos te ventre fas mais de 5 anos ja fis muitos isames graças a DEUS nao teu nada mais isso me preuculpa muito meu marido reclema muito

seg, 2013-05-20 21:50

oi sinto tantas dores no meu peito esquerdo já bati raios x já bati 12 eletrocardiograma nao da nada só gases não aguento mais não saei mais o que fazer tenho muita azia é horrivel

qua, 2013-05-22 17:35

Bastante proveitoso o comentário.
porém não podemos ouvidar que as dores são sinais vitais e devem sempre ser investigadas por profissional devidamente habilitado para diagnosticar o problema, as vezes as dores podem ser a indicação de determinada patologia, podendo ser: a) simples mas que pode se tornar um risco a vida se erradicada com o devido tratamento clínico ou cirúrgico; b) podendo ser um início grave de infermidade que necessite de tratamento rápido para a devida cura.
dores abdominais não necessariamente poderá ser gases, poderá ser um início de colessistite, cálculos renais, infecções dentre outras.
assim aconselho que caso as dores sejam permanentes ou não e se te incomodam não custa nada consultar um médico.

Com saúde não se brinca se cuida.

seg, 2013-05-27 13:38

muito boa esta matéria, tem um amigo meu que se queixa desses sintomas há um mês, gostaria de saber se dura todo este tempo ou se são dores rápidas que vão e vem durante o dia? e quanto tempo ao certo duram estas dores? pois ele já está preocupado, fez vários exames e não diagnosticaram nada. desde já grato um abraço!!

dom, 2013-06-16 02:14

olá, sinto muitas dores no peito e inchaço na barriga, será que são gases?

qua, 2013-06-26 18:27

Oi gente, está fazendo dois meses que sofri uma hemorragia digestive alta. Fui socorrido e quase morro. O grande problema agora são as formações de gazes contínuas que venho sofrendo, são dores intensas e insuportável, parece que toda a região do meu tórax esta se dilatando. Minha esposa já não suporta o meu sofrimento. Ficamos os dois de plantão esperando a hora das dores começarem, parece um ritual, peciso muito de ajuda, por favor se alguém poder me ajudar fico muito grato.

sab, 2013-07-06 23:24

Olá, muito interessante!
Estou que não aguento..estou grávida de 5 meses e sentindo o terrível incomodo dos gases que faz doer tudo, as costas, próximo ao estômago...enfim.Antes mesmo de engravidar já tinha intestino lento, e agora tá pior.Não sei o que fazer...já que não posso tomar qualquer medicamento.

qua, 2013-08-07 11:06

quero uma resposta, ultimamente tou sentido muito gases na barriga que de repente sobe para o peito muito chato, fico preocupada penso que é algum problema de coração, ja sofro disso a muito tempo(gases) varias veses entrei em panico que fui para no hospital fiz exames eletro exame do torax nao deu nada o medico disse que seria gases e que tenho uma bolha enome.fui varias veses em emergencia não enada o medico ate me falou que era para mim sempre ter lufital, melhorou bastante um tempo mudei minha alimentação etc agra voltou de novo sinto a mesma coisa tambem ando muia ansiedade tive uma perda na familia, adorei o artgo agora fiquei mais trauquila, o que devo fazer procuro especialista , tenho ate que fazer um checap . por favor me oriente. será que é um problema serio o é ansiedade. tchau ana

qua, 2013-08-28 15:33

Olá Ana!

Você procurar um médico. Só ele pode te dar algum diagnóstico.

Beijos e boa sorte!

qua, 2013-08-28 16:57

ola eu sou a a neuza tenho 19 anos de a uns dias para ca tenho sentido umas fortes picadas no lado esquerdo e direito do peito tenho enjoos dores de cabeça e sensaçao de enchaço e as veses tonturas ja fui as urgençias duas veses fiseram me exames a tudo e nao acusou nada de nada gostava de saber o que ppodera ser isto e muito desconfortavel ???se me puderem ajudar agradecia

qui, 2013-09-05 09:19

Olá Neuza!

Infelizmente não podemos te dar um diagnóstico. Você deve procurar ajuda médica especializada.

Beijos e boa sorte.

qui, 2013-09-05 12:56

Ola meu nome e Jessica ja faz uma semana que estou tendo doreS de baixo das costelas,no estomago,nauseas,vomitos e as veses da umas explosao na barriga,. Sera que pode ser gases presos?

sex, 2013-10-18 17:21

estou sentindo fortis doris nos rins e os medicos disem que e gasis não acredito e forte demis as doris não sei oque fsase

qua, 2013-10-30 12:44

Agora estou me sentindo muito melhor; eu pensava que sentia dores no coração...ha que alívio!
Muuito obrigada!!!!!

qui, 2013-10-31 21:23

Boa noite pessoal...

To passando pela mesma coisa... ta complicado. Ja bati raio X, eletrocardiograma e até fiz exame de enzimas cardiacas, e não deu nada graças a Deus.... Mas ainda sinto dores no peito, costas, costela e no abdomêm... tomo luftal e parece que não diminui... 3 semana assim já... mas vamos que vamos. Melhoras a todos. Abraços.

qui, 2013-11-14 20:36

Toda vez que como massa, molho ou não durmo pouco, chego a acordar de tanta dor na região do reto. Após tomar algum remédio como sal de fruta, bicarbonato com limão etc...e soltar os gases, a dor passa. Isso é normal? Lembrando que a dor é praticamente unsuportável.

Obrigado!!!!!

sex, 2013-11-15 11:33

sofro muito com gases,sinto muita dor do lado esquerdo do peito dores nas costas e enjoos tbm,estou me sentindo sempre inchada pq fico dias sem ir ao banheiro.
o que posso estar fazendo para melhorar minha situação já que meu dia a dia é bem corrido?

obrigada!!!!!

sex, 2013-12-27 18:09

matéria muito boa me ajudou bastante!
obrigada!

dom, 2014-05-04 22:10

Ola gente eu tambem sofro muito com gases mas estou tomando o cha de noz moscada e muito bom . Deus abencoe a todos

seg, 2014-05-05 20:17

Tenho muitos gases e tomo muito cha de noz moscada e muito bom. Deus abencoe a todos

seg, 2014-05-05 20:26

boa noite tenho 26 anos estou com excesso de gases e sinto como minha barriga estivesse pulsando o que poderia ser isso

sab, 2014-05-10 23:22
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.