Facebook

Alimentos que aceleram a cicatrização

Alimentos-que-aceleram-a-cicatrização-001.jpg

Os alimentos que aceleram a cicatrização da pele têm perfil nutricional específico para incrementar esta função do corpo humano. Cirurgia, lesões e até o desequilíbrio hormonal podem criar feridas ou manchas, que chegam a levar meses para estarem completamente curadas.

Para acelerar este processo de cura, pode-se recorrer a fontes de determinadas vitaminas e minerais, entre outros nutrientes, seguindo uma dieta alimentar que vai suprir o corpo com os recursos necessários.

A nutrição e a cicatrização de feridas

Conforme o livro do americano Douglas Mackay, intitulado “Alternative Medicine Review”, existe uma ligação direta entre a nutrição e a capacidade do organismo em curar feridas. A publicação indica que as vitaminas A, C e E impulsionam o sistema imunológico, melhorando o desenvolvimento de tecido ósseo e a produção de colágeno, fatores que levam a redução do tecido cicatricial.

Seguindo este princípio, para tratar uma cicatriz em casa, pode-se incrementar a ingestão de alimentos ricos nessas vitaminas, como as frutas cítricas, folhas verdes escuras, maçã, cenoura, abóbora e batatas, podendo recorrer, ainda, a um suplemento de vitamina E. Quem sofreu alguma lesão, ou recupera-se de uma cirurgia, pode optar por fontes de proteínas magras para acelerar a cura. Esta é outra forma de levar o corpo a otimizar a produção de colágeno e de reduzir inflamações.

Alimentos-que-aceleram-a-cicatrização-da-pele3.jpg

Mackay indica uma conta simples para obter sua necessidade diária de proteínas magras. Basta multiplicar 0.8 pelo peso do seu corpo. Por exemplo, se pesa 54 quilos, a conta será 54x0.8= 432 gramas. As melhores fontes: carne, ovos, aves e feijão preto.

Quanto às enzimas e minerais que deixam o organismo pronto para cicatrizações mais rápidas, os mais indicados são a bromelina, glucosamina e o zinco. Este último incrementa a imunidade, com efeito extremamente positivo sobre a pele, pois este mineral auxilia na sintetização das proteínas, acelerando a recuperação cutânea. Além de encontrar zinco em suplementos, você poderá obter em cereais e em carnes vermelhas. Já os suplementos alimentícios de glucosamina ou de bromelina, vão ajudar a reduzir os hematomas e são de especial ajuda para reduzir inchaços.

Por outro lado, existem alimentos que prejudicam a recuperação, que são aqueles com baixa carga glicêmica, tal como massas, pães brancos, ou lanches carregados em gordura, açúcar, ou sal, e devem ser evitados em demasia se você está em um processo de cicatrização.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.