Facebook

Propriedades curativas da erva de Santa Maria

Propriedades-curativas-da-erva-de-Santa-Maria2.jpg

As propriedades curativas da erva de Santa Maria, também conhecida como mastruz, ou mentruz, estende-se a uma série de condições, inclusive crônicas. Nativa do México, mas facilmente encontrada no território brasileiro, essa erva é mais conhecida para o uso medicinal no Brasil. Todavia, na sua nação de origem, é utilizada na culinária há séculos. Os aztecas, que a chamam de “yerba santa”, consideram-na um alimento medicinal, que pode ser combinado com quase tudo que incorpore o cardápio.

Santos Benefícios!

Tanto o caule quanto as folhas desta planta estão recheados de benefícios medicinais. É uma erva literalmente carregada de vitaminas do Complexo B, e das A e C. Contém cálcio, ferro, fósforo, zinco, potássio, cobre e muita fibra dietética.

Se encher meia xícara de chá com as partes desta erva, e bater em 1 copo de água, poderá tratar problemas com a indigestão. Beber essa mistura em jejum elimina vermes e parasitas do corpo. Também trata amenorreia, e acelera a cura da malária. Essa mesma receita pode ser usada para curar cólicas estomacais, ou a flatulência.

Fumantes de longa data, ou quem sofre com problemas respiratórios – como asma, bronquite, ou congestão nasal -, tem nesta erva um remédio caseiro de ação efetiva. Limpa mesmo, tanto o muco e o catarro.

Quem nunca ouviu falar da banda de música “Mastruz com Leite”? Se os integrantes escolheram este nome para passar a ideia de fortaleza, acertaram. Essa mistura é excelente para deixar o corpo imune. É uma receita muito boa para ser dada a crianças, e em jejum. Muitas avós, sabiamente, costumam ministrar esse remédio caseiro para seus netos. Mesmo que não haja indícios de doenças, é simplesmente para deixar o corpo capacitado para defender-se de infecções. Basta esmagar um punhado de folhas frescas, retirar o sumo, e misturar num copo de leite.

Para tratar doenças crônicas, pode ser usada nos casos de anemia e de osteoporose. Também é eficaz para prevenir a Doença de Alzheimer.

Propriedades-curativas-da-erva-de-Santa-Maria3.jpg

Tanto pelo cheiro, quanto pelo sabor extremamente fortes, fica difícil imaginar uma salada com folhas de Santa Maria. Porém, este é um ingrediente comum na culinária mexicana. Naquele país é colocada para cozinhar junto com o feijão, em sopas, nos pratos típicos mexicanos enchiladas e quesadillas, e sim, também nas saladas. Há quem polvilhe as folhas secas sobre a pizza. Para fugir um pouco ao sabor intenso, são usadas as folhas mais novas. Se quiser provar, pode ser uma nova descoberta para o seu paladar, com benefícios centenários para a saúde.

Artigos recomendados

15 Comentários

Já usei para meu cão quando tomou uma pancada muito forte e ficou quase sem poder andar...DAVA 1 colher de café de 12 em 12 hs, durante 7 dias. alem disso da aste fiz um chá em que mergulhava sua pata, ainda morno...O Resultado foi perfeito.
Também já usei o sumo em feridas de fungos que ele adquiriu e secou!
Vou agora tentar usar para papilona de outra cadelinha e depois digo o resultado!

seg, 2012-11-05 20:52

Olá Cátia,

Esperamos que dê tudo certo!
Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-11-06 15:27

Eu curei uma cadela mistiça de dalmata, que ficou sem andar, sem o movimento das patas trazeiras, e depois de trata-la ,a veterinaria a desenganou, dizendo que não tinha mais nada a fazer. Então ,todos os dias ,eu aplicava essa erva de santa maria, esmagada, sobre a coxa do animal, depois de cortar os pelos bem baixo, para melhor absorsão. Depois de quase um mes, de repente ,minha cachorra se apresenta em minha frente , em pé, e andando. Foi a maior alegria. essaerva é maravilhosa.

seg, 2012-12-17 22:01

Olá Vera Joana Macc,

É mesmo milagrosa!

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-12-18 12:54

conheço a erva há muitos anos, embora não goste do sabor já tomei muitas vezes para vermes e também quando estava com malária. Também já usei para fazer compressas amassada com sal quando caí de moto e torci o tornozelo, foi muito eficaz, mas desconhecia algumas aplicações...
é um remédio excelente para crianças com vermes, pode ser batido com leite e leite condensado para melhorar o sabor...

sex, 2013-02-22 05:48

Olá Rseanna,

Obrigada por partilhar seus conhecimentos conosco!
Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-02-25 11:35

eu tambem ja vi minha avo fazendo doce para matar vermes e uma delicia e tambem e muito bom para fazer lavagem vaginal pois tira odores desagradaveis

seg, 2013-02-25 13:34

gostaria de saber se essa erva é boa para vermes como: oxiuros aqueles miudinhos como linha que saem durante a noite e ficam dando aquela coceira na criança

seg, 2013-07-01 18:13

É bom ressaltar que Alfons Balbach em seu livro As Plantas Curam diz o seguinte: ..."Fazemos estas referências, só porque o uso desta planta para combater vermes, inclusive a tênia (solitária), é muito generalizado no Brasil. Caso contrário, não a incluiríamos aqui. As plantas VENENOSAS (o destaque é meu) preferimos deixar de lado, porque o seu uso, ainda que em doses pequenas possa trazer algum benefício, é perigoso". Diz ainda: "Não se ignora tampouco que doses mais ou menos fortes da essência desta erva, quando usada para combater vermes, trazem doenças e algumas vezes ATÉ A MORTE" (o destaque é meu).

sab, 2013-08-10 20:38

só cura animais?

qua, 2013-09-04 12:51

Olá Antonio!

Não. Na matéria falamos sobre o tratamento de várias doenças "humanas". Em nenhum momento falamos de animais, apenas os leitores nos comentários.

Beijos.

qua, 2013-09-04 16:00

olá! tenho usado para cicatrização, mas a foto da planta que vcs colocaram é diferente da minha... agora fiquei preocupada. será que existem variações diferentes, conforme a região?

sex, 2013-10-18 10:11

Eu curei meu cachorro que tinha comido veneno de formiga, foram pelo menos 3 dias direto dando erva de santa maria com leite(pelo menos 3x ao dia, mas no primeiro dia eu dei tarde e noite 2 copos de 200ml) na seringa. Ele viveu por muito anos. Erva de santa maria é milagroso

qui, 2013-11-07 16:16

Para tratamento da fibrose pulmonar, qual seria o benefício? Poderia levar a cura?

qua, 2014-01-01 07:38

A que eu tenho tambem é diferente... tem alguma outra que seja da mesma especie? ou alguma semelhante? e gostaria de saber tambem se quando se toma pra vermes e problemas de flatulencia existe alguma dor durante o periodo que se toma ou se doses elevadas pode comprovadamente levar a morte?

qua, 2014-01-08 22:39
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.