Facebook

Melhorando sua memoria com a meditação

meditação

Já temos incursionado m técnicas orientais como o ioga, e temos falado dos benefícios obtidos ao incorporar mais desses costumes como a acupuntura; estávamos ficando no deve com mais incorporações aos tópicos de OutraMedicina e por isso hoje vamos adicionar os papos sobre meditação.

A meditação é uma disciplina mental pela qual tenta-se chegar além da reflexão, da mente “pensante” até um profundo estado de relaxamento ou consciência. A meditação comummente envolve voltar a atenção para um único ponto ou referência. Ela é um componente em diversas religiões e tem sido praticada desde a antiguidade mas ela também é praticada fora do âmbito religioso. Praticá-la não requer que você siga determinada religião.

Além de ser uma das mais efetivas técnicas de relaxação, a meditação é um ótimo exercício para a sua mente, em todas as suas possibilidades. Os benefícios da meditação vão além do espiritual, manifestando-se diretamente sobre a saúde do seu corpo e da sua mente.

Por exemplo, a meditação constitui um magnífico tratamento para a memória visual, segundo um grupo de pesquisadores da Universidade George Mason de Fairfax; eles trabalharam com dois tipos  de meditação para melhorar a memoria, obtendo resultados significativos.

A meditação budista, que consiste na visualização de uma deidade, e a meditação aberta, que consiste em ter a mente em branco e não concentrar-se em nenhum tipo de imagem em particular.

Os resultados da pesquisa mostraram que o primeiro tipo de meditação melhorava notavelmente a memoria visual naquelas pessoas que tinham-a praticado, o qual ficou certificado em variados testes de memoria.

Com isto, a meditação posiciona-se como um possível tratamento contra a perda da memória, que em muitos casos, como no do  alzheimer pode chegar a ser fatal.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.