Facebook

Remédio caseiro para gastrite

Remedio-caseiro-para-gastrite-1.jpg iStockphoto/Thinkstock

A gastrite é uma inflamação no revestimento interno do estômago, que pode ter como sintomas dor estomacal, indigestão, náuseas, vômitos, arrotos e incômodo na região abdominal. O tratamento depende da causa específica, por isso, deve-se procurar um médico especialista. Geralmente, são utilizados remédios antiácidos ou inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, lansoprazol, rabeprazol e pantoprazol, acompanhados de uma dieta especial, devendo-se também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, frituras e doces. O tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico.

Os remédios caseiros podem ser uma alternativa de tratamento, mas como nem todos possuem comprovação científica, é necessário ter cautela na utilização. Popularmente, acredita-se que o limão é eficaz, bastando tomar o suco puro de um limão todos os dias, 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Outros exemplos são: chá de espinheira-santa; mastruz com leite em jejum; suco puro de couve em jejum, xarope de bardana, chá de acelga e chá de aroeira.

Um dos mais populares é o sumo de batata, para ser tomado sempre em jejum. Veja só como é fácil de preparar: passe a batata por um ralador até que ela fique muito bem ralada. Esprema-a em um tecido ou pressione-a em um coador bem fininho para extrair todo o seu caldo. O líquido deverá ser ingerido todos os dias pela manhã, em jejum, cerca de 30 minutos antes das refeições.

Remedio-caseiro-para-gastrite-2.jpg Creatas/Thinkstock

Agora, se você é daqueles que não gostam de batata nem para remédio, o chá de aroeira pode ser uma boa opção. Você vai precisar apenas de 3 a 4 pedaços de aroeira e 1 litro de água. Ferva a aroeira por aproximadamente 10 minutos. Quando ela estiver morna, coe com uma peneirinha fina e está pronto seu remédio caseiro. Você pode beber esse chá várias vezes ao dia, como se fosse água. Não esqueça, porém, que, se os sintomas continuarem, você deve procurar ajuda médica.

Outro tratamento natural que pode ser indicado no caso de a doença ser de origem nervosa é o chá de camomila. Coloque uma colher de sopa de flores de camomila em uma vasilha com água e ferva por cerca de 5 minutos. Espere esfriar, coe e adoce a gosto, se preferir. Beba várias vezes ao dia, em pequenos goles.

Lembre-se, porém, que não basta tomar o chá, é preciso mudar seus hábitos alimentares, controlar sua irritabilidade e ansiedade, evitando, se possível, situações que as provoquem. Se for o caso, procure um bom psicanalista para tratar das causas emocionais da sua doença.

Artigos recomendados

2 Comentários

Olá, boa noite o suco da batatinha é ótimo ja fiz tratamento durante três meses, o resultado foi muito bom.

ter, 2013-07-30 22:36

Ola. peco ajuda. to gravida de 4 meses e sofro com gases. o estomago nao doi muito mas aquele vomito pela manha com gases, sensacao de fadiga e mao estar e que medeixam mal. nao consigo parar de comer pois so tenho desejo de comer e comer.

qua, 2013-08-07 06:19
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.