Facebook

Tratamento caseiro para coceira no couro cabeludo

Tratamento-caseiro-para-coceira-no-couro-cabeludo-1.jpg iStockphoto/Thinkstock

O tratamento caseiro para coceira no couro cabeludo poderá livrá-lo desta condição, que chega a ser irritante. A coceira ataca o couro cabeludo em decorrência de uma série de fatores. As origens mais comuns são a dermatite, caspa, ou por couro cabeludo seco. Pode, inclusive, ser contagiosa, quando provocada por infecções, ou doenças de pele.

Identificando o problema e aplicando a solução

O couro cabeludo pode ser um terreno fértil para fungos e bactérias. Quando há o uso em excesso de produtos químicos, falta de higiene, e até estresse, esta parte do corpo sofre logo as consequências. Pode haver o ataque de micose, dermatite seborreia, psoríase, e a famosa caspa. Os sintomas de que algo vai mal - além da própria coceira - incluem vermelhidão, irritação, dor, e nos casos mais graves, há a presença de prurido. E coçar só piora o problema. Este ato acelera a descamação, podendo provocar inchaço e levar perda dos fios.

Um dos tratamentos caseiros mais eficazes é a aplicação de azeite de oliva extra virgem. Usando-o em temperatura ambiente, aplique meia xícara cerca de 15 minutos antes de lavar o cabelo. Massageie as áreas mais afetadas por alguns instantes, e antes do xampu, lave com água em abundância. Poderá repetir de 2 a 3 vezes na semana. Para evitar que ocorra oleosidade, faça o enxágue final com 1 limão espremido em 1 litro de água, pelo menos 1 vez na semana.

Também poderá esmagar partes iguais de folhas de alecrim e de flores de camomila. 1 mão cheia de cada, por exemplo. Leve para ferver em 1 copo de água, por 5 minutos. Espere esfriar, coe, e esfregue no couro cabeludo. Deixe agir 15 minutos antes de lavar normalmente. Poderá repetir 2 vezes por semana.

Tratamento-caseiro-para-coceira-no-couro-cabeludo-2.jpg Hemera/Thinkstock

Se o couro cabeludo estiver muito seco, a solução natural é massageá-lo com gel de Aloe Vera. Deixe 15 minutos antes de retirar com água fria. Ou, poderá colocar 3 gotas de óleo essencial de hortelã em 1 copo de água, e fazer a massagem por 1, ou 2 minutos. Deixe agir por 10 minutos, e enxágue.

Enquanto faz o tratamento em casa, há cuidados extras que deverá manter. É de grande importância impulsionar a circulação sanguínea nesta parte do corpo. Coloque a cabeça para baixo, e com um pente, penteie o cabelo usando pressão moderada de 6 a 7 vezes. Mantenha movimentos uniformes, fazendo em todo o couro cabeludo.

Aumente o consumo de alimentos ricos nas vitaminas do Complexo B, e C, e também daqueles que são fontes de zinco e ferro. As melhores são as nozes, amêndoas, espinafres e a alface, maçãs, bananas e frutas cítricas, como a laranja. Os famosos 2 litros de água por dia também não podem faltar.

Artigos recomendados

7 Comentários

muito bom, acabei de lavar a cabeça até agora nenhuma coceira (: Grata !!

qui, 2013-07-25 13:19

Tratamento couro cabeludo

dom, 2013-12-15 02:01

nao aguento mais de tanta coseira na cabeça tou tirando os pedaçosos, nao e piolho e nem caspa ,e nem seboreia socorro nao aguento mais!!......

dom, 2013-12-15 21:29

o meu problema e minha cabeça coça muito e pra piorar eu arranco muitos fios do meu couro cabeludo o que devo fazer tenho que usar essas receitas escrita ai encima obrigado

ter, 2013-12-17 22:33

A mais ou menos um ano, em uma pequena região da nuca, apareceu uma feridinha que aparentemente era uma casca, cocei e comecei a coçar e arrancar uma casca que quando retirada ficava o local úmido, fui ao SUS, foi me dado pomadas, shampoo e loção, disseram que era por stress. Depois de um ano, não solucionou o problema, não consigo pelo SUS um dermatologista e decidi procurar na internet a cura para esse mal.
A ferida está de um tamanho de uma laranja, coça muito, passo as unhas, pente fino e retiro cascas grandes, isso me dá um alivio momentâneo, MAIS, me incomoda pois dá a sensação de sujeira, sem contar no desconforto das cascas que caem nas costas e roupas.
O que fazer, SEM SER IR AO MÉDICO!!! , pois estou farta do pouco caso que fazem com o povo!!!
ESTAREI AGUARDANDO ANSIOSAMENTE.

ter, 2014-01-07 13:54

Há cerca de um anos venho sentindo uma grande coceira no couro cabeludo, será porque ando muito de moto e capacete ajuda neste tipo de coceira, chego a ficar nervoso de tantas coceiras, qual o remedio adequado pra este tratamento?

qui, 2014-05-08 16:31

Por favor, Sílvia, vá ao médico. Passe por um clínico geral, ele te encaminhará para um dermatologista se for o caso. Com risco de contrair uma infecção não se brinca!
Um abraço!

seg, 2014-05-12 07:52
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.