Facebook

Como tratar aftas

tratamento-caseiro-afta.jpg Istockphoto/Thinkstock

A afta é uma ferida que causa muita dor e desconforto.  Ela geralmente aparece nas partes internas da boca e também é conhecida como estomatite aftosa. Alguns tratamentos naturais podem ser utilizados para combater aftas.

Leia mais:
Remedios naturais para a gengivite

Curar sangramento nas gengivas

Tratamento caseiro para gastrite

A afta pode aparecer em várias quantias e tamanhos diferentes. Suas cores também variam entre o branco e o amarelado. Entre as causas da afta estão estresse emocional, problemas virais, deficiência no sistema imunológico, falta de vitaminas e minerais, alterações hormonais e até micro lesões, como mordidas ou picadas. O problema também pode ser genético e para detectá-lo é necessário procurar um especialista.

Sem tratamento, as aftas podem durar até 10 dias, porém é possível tratar aftas com remédios caseiros.

Dicas caseiras contra afta

Aqueles que têm predisposição ao aparecimento de aftas devem evitar alimentos apimentados, enlatados, condimentados ou que sejam ácidos demais. Manter uma alimentação saudável também é importante para prevenir aftas.

Embora desapareçam sozinhas, é possível curar aftas com remédios caseiros. A primeira e mais famosa opção é fazer bochecho com sal três vezes ao dia, porém, algumas plantas medicinais podem ajudar no tratamento.

A mistura de leite magnésio pode ser útil, já que protege as lesões das bactérias que complicam o caso. Para o bochecho, misture 50% de leite de magnésia para 50% de água. Faça três vezes ao dia. Com o auxílio de um cotonete, também é possível aplicar o remédio direto no local. A frequência é a mesma do bochecho.

tratamento-caseiro-afta-2.jpg Istockphoto/Thinkstock

Água oxigenada também é muito usada. Dilua 1 colher de chá para 1 copo de água americano e faça bochechos três vezes ao dia ou aplique diretamente na ferida com auxílio de um cotonete.

Entre os benefícios da camomila estão a ação cicatrizante e desinfetante. Por isso, fazer um chá pode diminuir a dor e acelerar o processo de cicatrização. Para prepará-lo, adicione 6 colheres de chá de flor de camomila para 1 litro de água fervente. Faça gargarejo três vezes ao dia ou aplique com um cotonete.

Embora mais difícil de ser encontrada, a folha de abacateiro também é um ótimo remédio natural para aftas. O uso é simples, basta mascá-las até que as feridas desapareçam.

O chá preto também pode ser um aliado nos tratamentos para afta. O chá é rico em tanino, substancia adstringente que alivia a dor. Para usá-lo, basta colocar o saquinho de chá diretamente na afta e pressionar por alguns minutos.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.