Facebook

Quais frutas ajudam a emagrecer?

frutas-emagrecer-1.jpg Istockphoto/Thinkstock

Fonte natural de vitaminas e minerais, as frutas, além de serem indispensáveis pela qualidade dos nutrientes que carregam, ainda ajudam a emagrecer. Seus efeitos estão ligados à quantidade de fibras, à capacidade de aumentar a sensação de saciedade e às substância que agem como diuréticos, ansiolíticos e antioxidantes para o organismo.

Leia mais:
Alimentação holistica emagrece e desintoxica

Receitas e dicas contra a retenção de líquido

Como tirar a fome

O segredo para emagrecer comendo frutas não está diretamente ligado à quantidade de calorias. Muitas vezes uma fruta carrega alto valor calórico, porém, aumenta a sensação de saciedade e tem poder diurético. No fim, vale mais comer uma pequena quantidade de frutas que vai matar a fome e trazer muitos benefícios, a comer outro alimento teoricamente menos calórico, mas que reterá liquido ou dará fome logo em seguida.

Frutas que emagrecem

frutas-emagrecer-2.jpg Istockphoto/Thinkstock

As melhores frutas para incluir em uma dieta para perder peso são aquelas que ajudam na diminuição da gordura corporal, aceleram o funcionamento do metabolismo, provocam sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do organismo e agem como diurético e ansiolítico.

Entre as frutas menos calóricas estão a acerola, carambola, morango, mamão e a melancia. As de níveis intermediários são o abacaxi, ameixa, goiaba, maracujá, uva e caju. As mais gordurosas são o abacate, açaí e o coco e as que possuem maior quantidade de carboidratos são a banana, a cereja, o maracujá, o caqui e o açaí.

Para escolher a melhor fruta para emagrecer é preciso medir seus curtos e benefícios. Mesmo sendo mais calórica, podem evitar o acumulo de gordura no abdômen, estimular o funcionamento do metabolismo, acelerar a queima de gordura ou até reduzir a vontade de comer doces e massas.

Abacate

frutas-emagrecer-abacate.jpgA fruta ajuda na eliminação de gordura da barriga e ainda aumenta a saciedade, ou seja, diminui a fome. Como é altamente fibrosa, regula o metabolismo e fornece energia. Porém, como tem alto valor calórico, é recomendado que seja ingerida apenas duas vezes por semana em pequenas quantidades.

Banana

frutas-emagrecer-banana.jpgOs benefícios da banana são muitos, entre eles o combate a ansiedade, o controle da compulsão por doces e massas, o controle da absorção de gordura e, como é rica em fibras, da sensação de saciedade e tira a fome por horas.
Uma dica especial para os amantes de doces é colocar a banana no forno micro-ondas com canela ou cravo. A fruita fica uma delicia e se torna uma ótima opção de sobremesa que emagrece.

Figo

frutas-emagrecer-figo.jpgAlém de ser rico em propriedades diuréticas, o figo ainda é um laxante natural e, como seus carboidratos são de baixo índice glicêmico, diminui a fome.

Limão

frutas-emagrecer-limao.jpgA parte mais importante do limão são as fibras presentes na casca e na parte branca já que ela se transforma em um gel que facilita toda a eliminação da gordura para fora do organismo. Além disso, o limão também facilita a digestão, regula os níveis de açúcar no sangue, é diurético, alivia o inchaço e é um ótimo remédio para a celulite.

Maça

frutas-emagrecer-maca.jpgRica em potássio, a maça diminui a retenção de líquido e ainda reduz a gordura corporal.

Mamão

frutas-emagrecer-mamao.jpgConhecido por ser um laxante natural, o mamão regula o sistema intestinal facilitando a evacuação e combate a barriga inchada.

Melancia

frutas-emagrecer-melancia.jpgA melancia é conhecida por ter calorias negativas, já que o organismo gasta mais calorias digerindo a fruta do que ela carrega. Além disso, ela é responsável por regular os índices de açúcar no sangue também.

Morango

frutas-emagrecer-morango.jpgO morango, assim como a melancia, é um alimento com calorias negativas. Portanto, abuse da fruta quando aparecer a vontade de comer doces.

Pera

frutas-emagrecer-pera.jpgRicas em fibras, a pera tira fome e ainda pode servir como uma sobremesa light se assada com canela ou cravo.

Para emagrecer com saúde é necessário aliar uma alimentação equilibrada com exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Artigos recomendados

2 Comentários

adorei

qua, 2013-10-09 17:16

Frutas do bem....

ter, 2013-10-22 03:13
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.