Facebook

Alimentos ricos em ferro

alimento-rico-em-ferro-espinafre-think164696493.jpg Thinkstock

O ferro é um mineral essencial utilizado para o transporte de oxigênio para todas as partes do corpo. Uma ligeira deficiência de ferro provoca anemia, profunda fraqueza e cansaço. Além disso, uma deficiência crônica pode levar à falência de órgãos. Por outro lado, o excesso leva à produção de radicais livres nocivos e pode causar danos a órgãos como o coração e o fígado.

Leia também
Cinco alimentos para combater a anemia

Dicas de alimentação para grávidas

Diarreia: sintomas e tratamento

O corpo é capaz de regular a absorção de ferro, por isso a overdose desse nutriente é rara e, em geral, acontece em pessoas que estão expostas aos riscos de tomar suplementos alimentares sem indicação.

Tipos de ferro

Existem dois tipos de ferro - ferro heme e ferro não-heme. O ferro heme é encontrado em alimentos de origem animal, e é a forma de ferro que é mais facilmente absorvido pelo corpo depois de consumí-lo. Ferro não-heme é encontrado em alimentos de origem vegetal.

A recomendação diária para o ferro é de 18 mg para mulheres adultas e 8 mg para homens. Mas, para que todos os benefícios sejam adquidiros, é preciso consumir também alimentos ricos em vitamina C, que auxilia o corpo na absorção do ferro.

Alimentos ricos em ferro

Mariscos e ostras

alimento-rico-em-ferro-ostra-think157628152.jpg Uma quantidade de 100 gramas de mariscos ou ostras pode fornecer 23,8 mg de ferro, além de potássio e vitamina B 12.

Fígado

alimento-rico-em-ferro-figado-think137858611.jpg Tanto o fígado de boi ou galinha fornecem entre 5,2 e 9,9 mg de ferro por 100 gramas do alimento.

Soja

alimento-rico-em-ferro-soja-thinkAA051063.jpg Meia xícara de soja cozida contém 4,4 mg de ferro. Mas é preciso ter atenção com esse alimento, já que existem alguns riscos do consumo exagerado da soja. Coma com moderação.

Sementes de abóbora

alimento-rico-em-ferro-sementes-de-abobora.jpg Consumir 30 gramas desse petisco delicioso dá ao organismo a quantidade de 4,2 mg de ferro. Ela também deve ser adicionada à sua dieta por outros motivos, já que a semente de abóbora sacia a fome e faz bem ao coração. Fica a dica para quem quer perder peso!

Feijão branco

alimento-rico-em-ferro-feijao-branco-think122405104.jpg Além de ser um alimento rico em potássio, meia xícara de feijão branco fornece 3,9 mg de ferro.

Melaço

alimento-rico-em-ferro-melaco-think157713709.jpg Rico em cálcio e um dos ótimos substitutos naturais para o açúcar branco, o melaço também é fonte de ferro. Uma colher de sopa do alimento oferece 3,5 mg de ferro.

Lentilha

alimento-rico-em-ferro-lentilha-think168722764.jpg Meia xícara de lentilha fornece 3,3 mg de ferro.

Espinafre

alimento-rico-em-ferro-espinafre-p-think164696493.jpg Essa verdura tão nutritiva fornece 3,2 mg de ferro em meia xícara.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.