Facebook

Os benefícios do aspargo

 dicas de alimentação

Hoje faremos referência à planta do aspargo, para assim conhecer os seus benefícios, que vão muito além do seu delicioso sabor quando usado na culinária. A planta do aspargo floresce na primavera, e dele aproveita-se o turião, o rizoma e as raízes. Além de ser criada em hortas, ela costuma crescer nas valetas areosas e bem férteis. Mas falemos especificamente dos benefícios do aspargo.

Sem lugar a dúvidas, um dos benefícios mais destacados do aspargo é seu poder como diurético. A planta estimula notavelmente o acionar da bexiga; isso por conter glúcidos e saponina, ambos, elementos que potenciam a eliminação de líquidos por parte do sistema urinário.

Além disso, também atua em qualidade de laxante devido à abundante fibra contida nos aspargos. Combinado com o ponto anterior, o acionar laxante do aspargo torna-se um excelente purgante do organismo, sempre e quando seja consumido com moderação.

Para lograr isso, pegue umas 50 gramas de aspargo por litro e ferva durante 15 minutos; 250 ml, três vezes por dia serão suficiente para aproveitar seus benefícios. Além disso, é possível consumir puramente aspargos, que em pratos frios fica delicioso.

Artigos recomendados

5 Comentários

O espargo é de facto rico em vitaminas e minerais mas não devemos esquecer que essa riqueza é da planta em cru. Se for cozido perde tudo quanto possui excepto as fibras. Na água da cozedura ficam os minerais e as vitaminas que eventualmente possa possuir resistentes a 100 graus de temperatura. Daí resulta que para aproveitar todos os benefícios deste alimento devemos comê-lo cru.
Passem bem.
saude.natural@iol.pt

seg, 2010-04-19 16:20

Vamos chegar a um meio termo, não é aconselhável cozinhar aspargo na agua por perder suas propriedades e muito menos cru que deve meio indigesto.

Cozidos no vapor por 3 a 4 minutos é a melhor maneira para manter suas propriedades.

Agora se quiser abusar, enrole uma fatia de bacon bem fina da ponta ao talo preso com um palito de dente e frite com um pouco de óleo até dourar o bacon, cuidado para não passar do ponto, a prática o levará a perfeição.

O melhor modo de preparo na minha opinião é o aspargo feito na churrasqueira, claro que tem um pequeno segredo e é incrivelmente delicioso...Bom apetite!!!

qua, 2010-12-22 16:15

a onde posso encontra essa planta aqui na PARAIBA, principalmente em campina grande.

qui, 2011-06-23 11:22

Sinceramente, quanto pior o sabor, mais benefício deve surtir no sentido esperado. Alguns são tão 'diferentes' que acredito poderem ter até mesmo efeitos sobrenaturais!

sex, 2012-03-23 23:55

gostaria de saber se ,aspargo é realmente bom contra as celulas cancerigenas, se é verdade ou mito... obrigada

dom, 2013-04-07 10:23
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.