Facebook

Como conservar os alimentos sem perder seus nutrientes

como-congelar-alimentos-2.jpg Hamera/ThinkStock

Congelar alimentos ou conservá-los semi prontos se tornou uma opção para muitas pessoas na hora de facilitar o cotidiano. Entretanto, é importante guardá-los da maneira correta para que não percam suas propriedades nutritivas. Para isso, o primeiro passo é escolher embalagens adequadas. O ideal é que o alimento não tenha contato com o ar dentro do freezer, por isso o recipiente deve ser resistente à água e à gordura da comida, além de se desprender facilmente na hora de descongelar.

Leia também:
Benefícios dos alimentos orgânicos
V
itaminas da carne
C
omo fazer uma almoço saudável

Atente-se também à quantidade de comida guardada em uma única porção. Para não ter que congelar e descongelar o alimento várias vezes, divida-o em porções pequenas.

Como congelar frutas e legumes

como-congelar-alimentos-1.jpg iStock/ThinkStock

Para manter as inúmeras propriedades nutritivas dos vegetais, você deve utilizar a técnica do branqueamento: cozinhar o alimento por cerca de dois minutos imediatamente antes do congelamento. Os alimentos precisam estar limpos na hora de congelar e, se possível, ainda frescos. Vale lembrar que não é recomendado o congelamento de verduras, que perderão suas vitaminas com o processo.

No caso das frutas, todas podem ser congeladas, exceto a banana e a pera. Elas podem ser armazenadas inteiras ou em fatias e é importante lembrar-se de lavar, descascar e remover todos os caroços antes de levá-las ao freezer.

Como conservar carnes

como-congelar-alimentos-4.jpg Istockphoto/Thinkstock

Para congelar carne cozida, atente-se ao tempero. No freezer, o sabor tende a acentuar-se, por isso use quantidades moderadas para temperar. Para preservar a carne, é importante que a parte central da peça atinja cerca de 18ºC negativos, para isso, divida-a em porções menores.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.