Facebook

Não mais ouvidos tampados!

1-não mais ouvidos tampados.jpg

Já sentiu que o som do mundo está mais fraco?

Ou uma leve pressão nos ouvidos?

Pois é, essa sensação de “ouvidos tampados” pode incomodar muito e levar as pessoas a acreditarem que estão perdendo a audição; de fato, já aconteceu em minha família.

Mas, o que é realmente essa sensação?

Pois não é mais do que a acumulação de cera no ouvido, ou, para falar mais tecnicamente, cerume. Ele é segregado pelas glândulas ceruminosas e pelas sebáceas.

Muitos de nós temos o costume de ver o cerume no ouvido como uma coisa muito desagradável, e dependendo do volume, pode realmente chegar a ser anti-estético. Mas o caso é que ele está presente por dois motivos muito importantes; o primeiro deles é que o cerume contem substâncias químicas especiais para combater infecções que afetem o canal auditivo; e o segundo é que o cerume funciona como um filtro que impede a sujeira exterior de entrar no ouvido.

Viu? Ele é realmente importante, e deve estar presente. Mas naqueles casos em que um dos ouvidos segrega mais cerume do que o normal, deve-se tomar certas medidas.

O mais importante é que você saiba que não é recomendável introduzir objetos no canal auditivo, mesmo que ele seja um cotonete; ao introduzir objetos no ouvido, você pode não só machucar a pele dele, senão que pode ocorre que empurre o cerume mais perto do tímpano, comprimindo-o. Isso não será bom...

Em todo caso, o que pode-se fazer para “destampar” o ouvido?

Geralmente o cerume é eliminado ao lavar o cabelo, e este seria o processo normal, mas, para quando a produção excede-se, temos esta dica:

Cada noite molhe uma bolinha de algodão em meia colheradinha de óleo de oliva e com muito cuidado coloque-a no ouvido; isto fará com que o tampão de cerume amoleça. Na manhã seguinte lave o ouvido com um pouco de água morna e suco de limão.

Não faça este tratamento em caso de ouvidos com tímpanos perfurados e tampouco em crianças pequenas. O ouvido é um lugar muito delicado, se seu filhinho está sofrendo de alguma afeição no ouvido, não vacile e leve-o ao médico pediatra.

Artigos recomendados

16 Comentários

Muito obrigado, este artigo me ajudou muito. Parabéns.

seg, 2009-12-21 20:09

bom eu estava com o ouvido tapado e também estava gripada achei que era por causa da gripe, mas não era cera acumulada fui ao médico fiz lavagen e já estou bem !! é sempre bom preocurar um médico poorquê eu fiquei 6 dias com ouvido tampado esperando passar achando que era da gripe. mais graças a deus já estou bem ..

seg, 2011-05-09 13:04

Ah isso é ótimo! Meus ouvidos sempre produzem cera em excesso e tenho medo que isso possa prejudicar o tímpano. Quando lavo os cabelos, tenho muito cuidado mas não consigo evitar que entre água nos ouvidos e, ao invés de melhorar, eles pioram. Vou tentar este tratamento hoje à noite e depois volto para contar. Por enquanto, obrigada pela dica.

ter, 2011-05-17 10:55

Muito cuidado!
Nem sempre essa sensação de ouvido tapado é causada por excesso de cera. Pode ser uma otite, ou seja, uma infecção que deve ser tratada por especialista.

seg, 2012-01-09 01:12

vou fazer este teste se der certo, eu vouto para dizer como foi

qui, 2012-08-30 14:58

E nunca mais se ouviu falar sobre o Gean...

seg, 2012-10-01 22:16

ja faz mais de um mês que estou com o ouvido tampado estou desesperada!'vou fazer esta receita se for boa conto logo logo

seg, 2012-11-12 12:26

Eu estou gripado a mais de um mês e não procurei um médico antes por que odeio o atendimento hospitalar público... Mas como se agravou esta suposta gripe(meus ouvidos estão obstruidos ) eu tive que marcar uma consulta, mas quando eu fui, remarcaram por algum motivo para o dia seguinte(hoje) eu fui, mas a médica não foi, mas me disseram assim: "MAS NA SEGUNDA É CERTEZA! " Mas peraí, e se for uma coisa grave??? e se eu piorar??? A SAÚDE PÚBLICA É UMA BOSTA MESMO!!!!!!

DESABAFO!!!!

sex, 2013-02-22 08:34

tem uma semana que eu estou gripada. gripe forte mesmo. e tem uns 3 dias q meus ouvidos estão tampados. ñ sei o q fazer é horrivel algúem, me ajuda...

sex, 2013-03-15 12:40

estou tambem com o ouvido tampado ,é horrivel ! vou no medico publico tambem e vou lhes contar como vai ser uma bosta kkk t+

ter, 2013-03-19 15:36

Estou com gripe forte há cerca de 5 dias,completamente sem voz nenhuma e com muita dor de garganta,até então os ouvidos estavam normal. Até que acordei as 3h com uma dor horrível e insuportável no ouvido direito,neste dia (ontem) estava sozinha em casa e sem saber o que fazer,optei por aguentar a dor até o outro dia,pensando que era por causa da gripe e não duraria muito tempo. Passei a noite toda virando na cama de dor,e quando foi lá pelas 18h fui ao médico. Ele olhou minha garganta e acusou que estou com a amídala direita inflamada, e eu disse que estava com dor e os ouvidos tampados,ele disse que a amídala tem tudo haver com essa dor e que assim que eu tomasse os remédios que ele me receitou logo ficaria bem.
A dor passou,mais ainda continuo com o ouvido direito tampado,e gostaria de saber que mesmo tomando amoxicilina,e mesmo o meu ouvido ter sido tampado por causa da amídala inflamada,eu posso fazer esse teste sem medo?

Ótimo site e ótima dicas,parabéns aos desenvolvedores!

Aguardo anciosa a resposta!

qui, 2013-04-18 15:07

estou muito gripado e com ouvidos tapados .fui á um otorrino e ele me indicou que fizesse uma lavagem para retirar a cera que estava impedindo que eu ouvisse direito . fiz a tal lavagem .não adiantou nada. fui a um outro otorrino que disse que estou com os dois canais de audição fechados devido ao acumulo de catarro derivado da gripe e que o tratamento é demorado .me receitou 3 remédios diferentes . me pediu para aguardar 4 dias para começar ver o resultado do tratamento . portanto não se engane ;seu problema ,assim como o meu .pode ser mais sério . em caso de dúvidas procure um médico .

qui, 2013-05-16 17:39

estou muito gripada ja faz 11 dias e há 7 dias estou com meus ouvidos tapado ja fiz tanta coisa ja fui ao medico e nada me ajudem por favou desesperada presizo voltar a ouvir novamente é muito ruim

qua, 2013-05-29 09:49

essa sensação e horrível mesmo,incomoda demais, fui ao otorrino do plano que eu pago mais ele nem olhou meu ouvido,so pediu que eu fizesse lavagem. nada adiantou,estou mais surda ainda.ja marquei novamente uma consulta com outro otorrino pra que ele possa solucionar logo esse problema. situação bastante incomoda.

ter, 2013-06-04 07:37

no meu caso, é somente pela manhã ao acordar, quase sempre meu ouvido (do lado que deito) entope, já se deito do outro lado nada acontece. Normaliza após uns minutos que estou acordado.

qui, 2013-06-27 09:40

alguem pode me ajudar?
não estou ouvindo nada desde de ontem anoite estou muito gripada.

seg, 2013-07-15 08:29
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.