O consumo de café e chá melhora a saúde cardiovascular

saúde cardiovascular

Os benefícios do chá são bem aceitos pela comunidade científica, e apesar de muitas vezes o consumo de café é questionado, o fato é que o último também possui muitos benefícios à saúde. Em termos de saúde cardiovascular, por exemplo, os benefícios dos compostos de ambas bebidas são evidentes.

Isto tem sido demonstrado por uma equipe de pesquisadores holandeses que publicaram seus trabalhos no jornal da American Heart Association, mostrando que o consumo moderado (e até mesmo além do que é permitido) de chá e o café resulta numa melhor atividade cardiovascular.

Os pesquisadores descobriram que beber mais de seis xícaras de chá por dia pode reduzir em 36%  o risco de doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que beberam menos de uma xícara por dia. Além disso, o consumo de 3-6 xícaras de chá por dia reduziram em 45% o risco de morte por problemas cardiovasculares.

Em relação ao café, aqueles que consomem 2-4 xícaras por dia têm risco 20% menor de sofrer  doenças cardiovasculares, e o café ocasional tende a reduzir a mortalidade por essas doenças, também de forma significativa.

Os resultados da análise proveem dos históricos médicos de mais de 37 mil pacientes e do seguimento de mais de treze anos em que os investigadores estudaram o comportamento alimentar de voluntários para verificar o impacto do seu consumo de café e chá na saúde cardiovascular.

O que não é mencionada no estudo é o impacto que isso possa ter em relação a outros aspectos da saúde. Excesso de cafeína nunca é positivo, e ambos os compostos podem danificar o nosso corpo consumidos em excesso.

imagem de Juh
Publicado por: Juh

0 ComentáriosComentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.