Facebook

Receitas caseiras com plantas medicinais

Receitas-caseiras-com-plantas-medicinais-1 Robyn Mackenzie - RF - Thinkstock

As plantas medicinais podem ajudá-lo a poupar uma boa soma de dinheiro, se usadas em alternativa ao medicamentos alopáticos. Basta saber a forma adequada de utilização. Receitas caseiras, fáceis e eficazes, revelam-se verdadeiros antídotos, que vale aprender a fazer.

Entre as variadas condições físicas que podem ser tratadas, pode-se citar as feridas, como os arranhões e cortes superficiais. São rapidamente curados, se aplicado sobre o ferimento o suco da folha de eucalipto.

Dor de dente? Um dente de alho, descascado e esmagado, colocado sobre o dente por 15 minutos, mais ou menos, pode representar grande alívio. Indigestão, diarreia, parasitoses intestinais, doenças urinárias, e todas que sejam de origem estomacal, podem ser tratadas através do uso de folhas de goiabeira. Ferva um punhado de folhas em quantidade de água suficiente, que depois do chá pronto, encha um copo, e beba pelo menos uma vez por dia. As folhas devem ser fervidas por 15 minutos.

Para as queimaduras, pode-se aplicar duas vezes ao dia nas partes afetadas, o suco de folhas de orégano e folhas sálvia (esmague-as para retirar o sumo). Caso se forme uma casca sobre a ferida, retire a pele, depois deve-se limpar com água e sabão e, então, aplicar as plantas medicinais. As constipações também podem ser tratadas com a medicina alternativa. Além de cuidar para que as refeições tenham muita comida rica em fibras, como legumes e frutas, deve-se comer dois mamões de tamanho médio por dia, e beber uma ou duas colheres de sopa de creme de coco, feito a partir da castanha do coco.

Tonturas, desmaios e histeria? Faça com que a pessoa cheire um preparo feito a partir de qualquer dessas plantas frescas: folhas de manjericão, folha de goiaba, folha de laranja, folha de tangerina, hortelã, limão (folhas ou casca), ou sementes de anis. Misture um punhado das folhas, envolva com um pano, e golpeie até que estejam completamente esmagadas, e está pronto.

A saber: tudo que envolve cuidados com a saúde requer cautela, nos caso das ervas medicinais pede-se especial cuidado principalmente às mulheres grávidas. Há plantas com propriedades abortivas. Overdoses de algumas ervas podem sobrecarregar e prejudicar os rins, ou o fígado. O aloe vera ou sálvia, é um tônico capilar valioso, mas se deixado por muito tempo no couro cabeludo, por mais de 15 minutos, pode deixar a cabeça com um odor insuportável! Tenha cuidado com o mel, se há um histórico de asma e alergias, o uso excessivo pode desencadear um ataque.

Se há dúvidas, pesquise. Por exemplo, se não sabe qual é na verdade determinada planta mencionada nas receitas, recorra à internet, e busque a foto da erva. Ou busque informação especializada. Mais vale prevenir que remediar.

Artigos recomendados

3 Comentários

hemorroidas tenho a 2 Anos quero acabar com ela!!

seg, 2013-05-06 15:48

presciso acabar coma hemorroida!!

seg, 2013-05-06 15:52

Olá Nany,

Para tratar hemorroida, deve-se ferver 1 vagem seca de urucum em 1 xícara de água, e beber pelo menos 3 vezes na semana, até quando necessário.

Em paralelo, aplique flores de tamarino esmagadas, todos os dias, por 10 minutos.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-05-06 16:44
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.