Facebook

Combata a varizes com ervas e ioga

Combata-a-varizes-com-ervas-e-ioga-1

A circulação lenta do sangue acaba por produzir varizes nas pernas. Doloroso e antiestético. E esta circulação lenta pode ser ocasionada por fatores como a constipação, os erros dietéticos, a falta de exercícios e o tabagismo. Maiores sofredoras com este mal, as mulheres passam a ter varizes também pelos longos períodos permanecidos em pé, ou pelo uso de roupas apertadas.

A situação se agrava durante a gravidez, quando ocorre o aumento da pressão na pelve e no abdômen, o que retarda o fluxo do sangue das extremidades inferiores para o coração. A obesidade também pode ser uma “fonte” de varizes e sentar com as pernas cruzadas é fatal.

As veias indesejáveis ocorrem nas panturrilhas e nas coxas, e é o resultado do mau funcionamento de válvulas dentro das veias, assim como pela pressão prolongada ou a obstrução das veias. A insuficiência cardíaca, doença hepática e tumores abdominais podem contribuir na formação de varizes. A hereditariedade também é um fator para muitas pessoas e a deficiência de vitamina C e bioflavonoides pode enfraquecer a estrutura de colágeno na parede das veias, tornando mais propício o seu aparecimento. Mas, combatê-las pode ser fácil. As dicas abaixo foram testadas e comprovadas, basta aplicar o método mais conveniente.

Calêndula

A erva de calêndula é valiosa neste processo de combate. Uma compressa desta erva deve ser aplicada externamente no tratamento da doença. As flores de calêndula também podem ser aplicadas externamente sobre as úlceras varicosas, com resultados benéficos, pois são um excelente remédio para as condições inflamadas ou ulceradas da pele.

Sucos Vegetais

Sucos de vegetais crus, especialmente suco de cenoura, em combinação com o suco de espinafre, têm-se revelado benéfico no tratamento desta doença. As proporções da fórmula considerada útil é a combinação de 300 ml de suco de cenoura e de 200 ml de suco de espinafre.

Nutrientes

Alguns nutrientes, principalmente vitaminas E e C também têm sido eficazes. Deve-se tomar vitamina C em doses terapêuticas até 3.000 mg e vitamina E em doses terapêuticas de 600 a 1.200 mg por dia. A indicação é para o alívio da dor e cãibras nas pernas associadas com varizes.

Banho contra as varizes

Um banho (quadril abaixo), alternando água quente e fria é muito importante e deve ser tomado diariamente. Se preferir poderá fazer compressas alternadas, com água quente e fria também.

Sol, exercícios respiratórios e posturas de ioga

Banhos de sol e exercícios de respiração profunda também são úteis. Certas posturas de ioga invertida como a Viparitakarani, sarvangasana e shirshasana são benéficas no tratamento de varizes , auxiliam a drenar o sangue das pernas e a reduzir a pressão sobre as veias. Eles ajudam a relaxar os músculos e permitem que o sangue flua livremente dentro e fora das extremidades inferiores. Padmasana, Vajrasana gomukhasana, e shalabhasana também são benéficas. Se não conhece as posições de ioga referidas, faça clique aqui.

Alimentos a evitar

Todos os condimentos, bebidas alcoólicas, café, chá forte, produtos de farinha branca, açúcar branco e seus produtos derivados devem ser rigorosamente evitados durante o tratamento.

As varizes são muito comuns e afetam cerca de 10% da população. Mais mulheres do que homens. Em alguns casos, se as varizes não forem tratados adequadamente, algumas complicações podem surgir. As características mais comuns são: agitação, inchaço, feridas nas pernas, prurido, cãibras e cansaço nas pernas, sem contar que “aquela saia” poderá permanecer eternamente guardada.

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.