Facebook

Os benefícios da hortelã

Os-benefícios-da-hortelã-1 Elena Elisseeva - RF - Thinkstock

São mais de duas dezenas de espécies e centenas de variedades da erva medicinal conhecida como hortelã. O mercado está cheio de produtos como pasta de dente, gomas de mascar, purificadores de boca e inaladores que tem o hortelã como base. Mas esta o hortelã tem muito mais a oferecer. Para já, é um ótimo digestivo, também alivia o estômago nos casos de indigestão e inflamação, já que o aroma de menta ativa as glândulas de saliva na boca, assim como as glândulas que secretam enzimas digestivas. Assim, é amplamente utilizado na culinária.

Para náuseas e dor de cabeça o aroma forte e refrescante de menta novamente entra em ação, e nestes casos age rapidamente. Sempre que sentir náuseas, tenha alívio rápido apenas com o cheiro de óleo de menta ou pó de folhas de hortelã fresca, ou uso de qualquer produto com sabor a menta que esteja disponível. De fato, muitas pessoas mantêm o óleo com sabor menta ou hortelã sempre à mão, para evitar náuseas, particularmente durante as viagens. Para a dor de cabeça, basta esfregar um pouco do óleo na testa. No caso dos distúrbios respiratórios ou tosse, o forte aroma de menta é muito eficaz, pois promove a abertura das vias nasais, garganta, brônquios e pulmões. Ao contrário de outros inaladores, que são baseados em aerosóis, aqueles baseados em hortelã são mais eficientes e ecologicamente corretos também.

O uso regular de hortelã é muito benéfico para pacientes com asma, já que é um relaxante e dá alívio da congestão nasal. Mas o uso demasiado também pode irritar, cuidado.

Na atenção com a saúde da pele, o suco do hortelã é excelente para a limpeza da pele. Elimina as espinhas. A hortelã é anti séptico e antipruriginoso. Suas propriedades antipruriginosas pode ser usadas para tratar picadas de insetos como mosquitos, abelhas, marimbondos, vespas e mosquitos.

O trato com a higiene oral é uma propriedade bem conhecida. Sendo um germicida e purificador, cuida da saúde bucal evitando o crescimento de bactérias nocivas dentro da boca. E pesquisas mostram que certas enzimas presentes na hortelã podem ajudar a curar o câncer. Além de sua ampla utilização industrial nos alimentos, como sorvetes, chocolates, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cosméticos, medicamentos e inaladores, é usada como um condimento e elemento decorativo em culinária em todo o mundo. Suco de hortelã pode ser aplicado em queimaduras para curar e aliviar. É também benéfico no reumatismo. Diz-se até, que melhora a atividade do cérebro, embora não existam provas suficientes.

E para completar tantos benefícios, é de fácil cultivo. Um pé de hortelã pode ser plantado num vaso pequeno, servindo para decorar um canto da casa, e não exige muitos cuidados. Um pouco de água regularmente, e pronto, tem essa fonte de cura e alívio para várias condições sempre à disposição!

Artigos recomendados

0 Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.