Facebook

As propriedades do óleo de linhaça

As-propriedades-benéficas-do-óleo-de-linhaça-1 LittleBee80 - RF - Thinkstock

Graças à várias pesquisas científicas, importantes descobertas tem sido feitas sobre os benefícios do óleo extraído da semente de linhaça.

Este óleo natural tem sido altamente recomendado para o bem estar de todo o corpo. É uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3. Também possui vitaminas do complexo B, potássio, lecitina, magnésio, fibra, proteína, zinco e também fornece aproximadamente 50% mais óleos ômega-3 do que se pode encontrar no óleo de peixe.

Isso o torna importante, de acordo com nutricionistas, pesquisadores e cientistas, para os sistemas cardiovascular, imunológico, circulatório, reprodutor e nervoso, e para as articulações.

É cem vezes mais rico em lignana que a maioria dos grãos integrais, agindo como preventor do câncer. Ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir coágulos nas artérias, que pode resultar em acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e tromboses.

Ajuda a proteger o organismo contra a pressão arterial elevada, inflamação, retenção de água, e baixa função imunológica. Reduz o tempo de recuperação para os músculos cansados ​​após o esforço. Aumenta a produção de energia do corpo e também aumenta a resistência.

Acelera a cura de entorses e contusões. Facilita a perda de peso em pessoas acometidas com a obesidade. Estimula as células de gordura marrom, a boa, e aumenta a taxa metabólica tornando mais rápido o processo natural do corpo para queimar gordura.

Melhora a absorção do cálcio. Fortalece as unhas. Pode melhorar a acuidade visual e a percepção de cores. Muitas vezes pode melhorar a função do fígado. Pode aliviar os efeitos colaterais e parar o desenvolvimento de muitas formas de câncer. Pode aliviar alguns casos de asma.

Também é útil no tratamento de eczema, psoríase e caspa. Pode aliviar os sintomas da artrite reumatoide. Pode aliviar os sintomas da Diabetes Mellitus e alergias.

Tem sido cientificamente comprovado para o tratamento de alguns casos de depressão. Pode melhorar a função mental em pessoas da terceira idade. Tem sido provado para melhorar o comportamento dos esquizofrênicos. Pode aliviar alguns casos de Síndrome Pré-menstrual (TPM) nas mulheres.

O óleo de linhaça exige um pouco de tempo para começar a agir no organismo. Isso pode variar de poucos dias a até seis semanas, dependendo do seu bem estar geral. A dose diária recomendada para a maioria das pessoas é de pelo menos 30 gramas.

Artigos recomendados

5 Comentários

qual a diferença de linhaça dourada da marron:?

seg, 2012-06-04 10:40

Olá Maria Aparecida, a diferença é mínima. Basicamente, a dourada é considerada mais "potente" em termos nutricionais, principalmente em ômega 3. O que se deve considerar quando se vai comprar sementes de linhaça é que estejam brilhantes e graúdas, aquelas que são mais planas, marrons ou douaradas, têm seu valor nutricional mais "ameno".

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-06-04 15:06

O oleo de linhaça custa 8,50 euros e é muito bom.
Rui Manuel Pereira

sex, 2013-01-04 16:57

Por favor, pode me informar como deve ser usado o óleo de linhaça? Vi no supermercado um óleo de linhaça virgem, extraído a frio, uma pequena garrafa com aproximadamente 300ml. Como o uso deve ser de aproximadamente 1 colher de sopa ao dia, podem me dizer por quanto tempo posso utilizar o óleo sem que ele se deteriore? Há necessidade especial para armazenamento depois de aberto? Obrigado.

dom, 2013-04-21 21:22

Olá José Henrique.

Muito relevante sua pergunta.

Este é o óleo mais delicado de todos. Assim que entra em contato com o oxigênio, começa a oxidar. Portanto, deve ser consumido em cerca de 3 meses, e no máximo 6. Sendo poliinsaturado, pode ir a "ranço" rapidamente. Portanto, deve permanecer muito bem protegido do ar, com o recipiente totalmente selado. Todo óleo delicado se degrada quando exposto à luz, logo, deverá ser guardado num local escuro. O mais indicado é que o guarde na geladeira.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-04-22 16:54
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.