Facebook

Tratamento caseiro para a gastrite

Tratamento caseiro para a gastrite1

A gastrite causa perda de apetite, vômitos, náuseas, cefaléia e tontura, além de dor e incômodo no estômago.

Essa condição também provoca mau hálito, um certo gosto ruim na boca, aumento do fluxo de saliva, diminuição do fluxo e quantidade de urina, uma sensação geral de mal estar e até depressão mental.
Em estágios mais avançados pode implicar em sérios problemas de azia e diarréia.

Sua causa pode ser comida em excesso, alimentos mal cozidos, por beber chás muito fortes, café ou bebidas alcoólicas, além de excesso de condimentos ou de molhos.

O nervosismo também pode resultar em gastrite, assim como a preocupação fora do controle, ansiedade, angústia, tensão prolongada e uso de drogas.

Um dos remédios caseiros mais populares para o tratamento da gastrite é a água de coco. Esta água descansa o estômago, e nutre o aparelho digestivo com vitaminas e minerais.

Beba a água de um coco médio todos os dias.

Outro alimento recomendado é o mingau de arroz Faça a ingestão de uma xícara de mingau de arroz duas vezes por dia.

Já o suco de batata proporciona alívio da gastrite. Beba metade de um copo de suco, duas ou três vezes ao dia, meia hora antes das refeições.

Se preferir, poderá usar calêndula para o tratamento. Faça uma infusão do equivalente a uma colher de sopa desta erva numa xícara de água. Tome duas vezes ao dia.

Para que o tratamento caseiro tenha sucesso, entretanto, há que seguir alguns procedimentos. Por dois ou três dias, faça um jejum com água morna. Dessa maneira, o estômago conseguirá descansar, o que permitirá que a situação tóxica, a causa da inflamação, diminua.

Após essa fase, os sinais agudos deverão diminuir. O seguinte passo será o início de uma dieta de frutas por três dias. Deve-se comer maçãs, peras, uvas, laranja, abacaxi, pêssegos e melões.

Diminua a ingestão de álcool, o consumo de tabaco, de temperos fortes, carnes, chás com cafeína, doces e de café.

Por outro lado, a coalhada e o queijo devem ser consumidos em porções generosas.

Aconselha-se não misturar alimentos diferentes na mesma refeição, que devem ser feitas no mínimo duas horas antes de ir dormir.

Beba cerca de 10 copos de água todos os dias, mas nunca ao mesmo tempo das refeições. A água dilui os sucos digestivos, retardando o efeito do tratamento.

Coma devagar, mastigando bem, sempre, e evite as preocupações. A tensão psicológica pode inutilizar qualquer ação na busca da cura.

Artigos recomendados

8 Comentários

maçãs, peras, uvas, laranja, abacaxi, pêssegos e melões? Isso tudo é péssimo para gastrite!.

qui, 2011-06-16 01:47

Olá,

Conforme descrito no artigo, somente depois que sejam cumpridos certos procedimentos é que se deve começar a dieta com as frutas.

E, de acordo com a fonte da informação, TODAS AS FRUTAS DESCRITAS são EXCELENTES para que o organismo possa ter o reforço necessário, ou para reforçar o sistema imunológico, afim de que o processo de cura da gastrite possa ser iniciado através de um tratamento com a medicina natural.

Todavia, além de que cada caso é um caso (cada ser humano pode responder de maneira diferente à diferentes opções de tratamento), este site, se observar junto o rodapé, é apenas informativo.

Se, considerando que estejas a sofrer com gastrite, e busca este gênero de informação, mas não vê fiabilidade nos dados, o mais indicado é fazer uma consulta com o seu médico, além é claro, de ter a liberdade para recorrer à dietas que conheça como eficazes para esta condição.

Obrigado.

qui, 2011-06-16 13:34

Eu pessoalmente ainda nao tenho uma experiencia pratica .mas neste exacto momento ,acabo de mandar administrar 2 copos de agua de coco a uma paciente ,que aparenta ter uma gastrite nervosa,isto porque para alem de gases tem dores de barriga e diarreia quase cronica depoi disto acredito que terei uma opiniao formada .mas tenho fe que trata se de uma boa dica para os interessados.

sab, 2012-12-01 06:41

gostei das dicas obrigado

ter, 2013-02-19 20:54

Vou mandar umas dicas para o pessoal.

1° - O mamão é o alimento numero 1 para qualquer problema no estomago, pesquisem e vao ver que o mamão esta no melhor alimento para nosso estomago.
alem de excelente para o estomago, combate a anemia e se ingerido 3 vezes ao dia (refeições exclusivas) ajuda a combater a gastrite, e a má digestão.

2° - Melão, considerado o número 2° no alimento excelente para digestão, alias as frutas melão e mamão são consideradas na medicina os alimentos "feitos para o estomago", o melão possui propriedades para auxiliar a digestão alem de ser delicioso e nutritivo.

3° - Chá de espinheira santa. o chá de espinheira dispensa apresentações, seus efeitos são direcionados ao estomago, entre eles estão o de ajudar a combater a H.pylori, má digestão, azia, dor no estomago, gastrite, sensação de estomago cheio, além de ser analgésico.
Prepara-se o chá de espinheira e toma-se o chá, o efeito será sentido em até 10min, você sentirá o estomago fazer uma limpeza geral, e o alivio para quem sofre de diversos problemas no estomago desaparecerá, por isso o nome espinheira SANTA !.

4° DICA E ULTIMA : Embora todos essas dicas os ajudaram, de nada vai adiantar se continuar se alimentando com alimentos irritantes, ácidos, frituras, nervosismo.
o segredo é se alimentar bem, nos horários corretos, viver uma vida alegre, com bastante exercícios físicos para uma vida saudável.

OBS : Sofri muito com gastrite, e hoje sinto grandes melhoras, e somente não estou 100% por fazer exageros.

dom, 2013-09-01 22:10

Quem faz refeições a cada 2 ou 3 horas, não tem gula na hora de comer e não costuma comer alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos, bolos, leite em pó, café, cerveja com barriga vazia; não se deita após comer e toma água constantemente nunca terá problemas no estômago. Isso eu tenho certeza. Só se tiver um problema genético ou for causado por medicação.

ter, 2013-12-10 17:59

ficaria muito feliz ser curada de gastrite com pessoas que curaram com ervas ,sucos preciso de ajuda obrigado.

ter, 2013-12-10 19:26

eu tenho uma gastrite nervosa já faz 29 anos eu já tomei o vários remédios mais não sara

dom, 2013-12-29 17:10
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.