Facebook

O poder da sálvia no combate à doenças

O-poder-da-sálvia-no-combate-à-doenças2 Medioimages/Photodisc - RF - Thinkstock

O poder da sálvia no combate à doenças é grandioso, considerando as inúmeras condições de saúde abrangidas para o tratamento com esta erva. O uso da sálvia para combater o ácido úrico, cálculo renal e reumatismo, mostra apenas algumas das condições que podem ser tratadas.

A verdade é que a sálvia é uma das grandes maravilhas da medicina caseira. Pode ser usada como antioxidante, antimacrobiana, anti inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante.

Ela pode ser usada de forma natural, extrato, ou em forma de óleo. O óleo de sálvia contém cânfora, cineol, alfa e beta-tujona, substâncias químicas que tratam entorses, inchaços, hemorragias e úlceras.

O chá de sálvia promove uma verdadeira limpeza na vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolve o resíduos que provocam o ácido úrico.

A sálvia é ainda indicada para curar hemorragias mentruais, para fortalecer o sistema nervoso, para afiar os sentidos e melhorar a memória.

Para estas condições, deve-se beber 5ml de extrato de sálvia, misturados em um copo de água, 3 vezes ao dia.

Para curar úlceras, ou feridas na pele, passe concentrado de sálvia no local.

Misture uma colher de extrato de sálvia e uma colher de henna para livrar-se das caspas, sendo que essa loção também combate o envelhecimento do cabelo.

Esfregar folhas secas de sálvia nas gengivas é eficaz para o tratamento de gengivite, e para a limpeza dos dentes.

Uma compressa de sálvia, feita com água morna, alivia a cefaléia, cólicas, flatulência e desconforto intestinal, sendo que também alivia coceira provocada por picadas de insetos.

Para limpar o ambiente de energias negativas, queime folhas secas de sálvia. Conforme o conceito da prática Ayurveda, a crença é de que esse incenso natural forma uma áurea positiva contra o negativismo e contra os micróbios também.

Mas se quer mesmo é limpar o corpo, um chá bem concentrado de sálvia expulsa as impurezas do organismo, através da transpiração, e limpa as secreções da garganta, oriundas de tosse ou gripe.

Para curar a dor de garganta, faça um gargarejo. Pegue um punhado de sálvia, golpeie até esmagar bem, e misture num copo de água.

A sálvia, para o sistema nervoso, deve ser ingerida como extrato. Acalma a ansiedade e as preocupações, e estimula o sistema nervoso central, provocando um impacto benéfico.

Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.

O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose. É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.

Artigos recomendados

17 Comentários

onde posso encotrar cha salvia

sex, 2011-11-11 19:19

tenho em casa plantada , posso enviar uma mudinha

sab, 2011-12-17 22:42

a pediatra do meu filho recomendou cha de salvia para beber ele esta com a grganta vermelha ele tem quatro meses mas estou com duvidas o que fazer

sex, 2012-03-02 17:45

Lorruama, se está com dúvidas volte ao médico e esclareça. Ou busque outro profissional para ter uma segunda opinião. A saúde de uma criança é mais sensível que a de um adulto. É melhor ter absoluta certeza.

Boa sorte!
Abraços

seg, 2012-03-05 12:44

É curioso que refira a beta-tujona como benéfica e não alerta para os graves riscos que o seu consumo prolongado ou em doses altas pode acarretar:espasmos gastrointestinais, vómitos, retenção de urina por complicações renais severas, vertigem, tremores e convulsões, transtornos hepáticos, perturbações da consciência e degeneração do sistema nervoso central.A cânfora também é neurotóxica e pode provocar aborto ou mutações no feto, em mulheres grávidas.

ter, 2012-06-12 08:56

Iorruama, a pediatra recomendou chá de salvia a um bebé de 4 meses?!!!!! Qualquer leigo analfabeto sabe que este chá não deve ser tomado por grávidas e crianças, quanto mais por um bebé tão pequenino. Mude de pediatra, por favor.

ter, 2012-06-12 09:01

Olá Fátima Rocha,

Esse artigo destina-se a abordar o combate à doenças através do uso da sálvia. E, se depois de tratada a condição, por quê continuar fazendo o uso? Como a própria Fátima Rocha escreveu: consumo prolongado e doses altas é que são nocivos. Entretanto, seu alerta seu registrado. Vamos analisar a possibilidade de abordar o tema, através de um artigo, na perspectiva que você colocou. Obrigada pelas suas dicas.

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-06-12 11:48

sensacional, parece-me útil no controle da hipertensão. Como adquirir em forma de folhas ou tintura?

qua, 2012-09-12 15:44

Olá Francisco Camara,

Terá que se deslocar a uma loja de produtos naturais, ou poderá adquirir numa loja online.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-09-13 14:16

Essa salvia e um poder maravilhoso ja curou eu varias vezes ... Amo a salvia

ter, 2012-12-04 11:35

parece que nenhum site especifica qual tipo de sálvia é bom para o sistema nervoso
pois alguns são alucinógenos, e outros não...

seg, 2013-01-07 14:12

Olá Charles,

A única variedade alucinógena - entre os mais de 900 tipos de sálvia - é a Salvia Divinorum, somente cultivada na região de Oaxaca, no México. Este artigo trata da variedade de sálvia que pode ser usada na culinária, e como erva medicinal, comumente usada por herbalistas, e cultivada facilmente no Brasil - a Salvia officinalis.

A divinorum é usada pelos xamãs e mazatecas, ou curandeiros no México, em rituais religiosos, ou de adivinhação; e pode produzir variados e perigosos efeitos no organismo.

Vale citar que o cultivo, comercialização e uso deste tipo de sálvia - Divinorum - é proibida em países como Bélgica, Espanha e Estados Unidos, entre outros, e no Brasil também, conforme determinação da Anvisa.

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2013-01-09 11:06

adorei as dicas...

sab, 2013-03-16 16:17

Olá Maria das Graças,

Obrigada por acompanhar nosso trabalho!

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-03-18 16:05

Eu gostaria de obter melhores informações com respeito ão uso da sálvia para problemas renais,tipo controle de creatinina elevada e melhor funcionamento renal,eu tive informações de ser um excelente remedio mas não me informaram como usa-lo.

dom, 2013-10-06 21:37

Interessante como se alertam os riscos do consumo excessivo da Sálvia e não o consumo natural da mesma. Impressiona o interesse em demonstrar preocupação com a "nocividade" da planta, antes de apresentar os seus benefícios ou até mesmo omiti-los.
Faço uso a alguns meses da Sálvia. Trato meus dois filhos pequenos com ela quando agora, esporadicamente, após outros tratamentos naturais, eles tem crise respiratória, a saber rinite, sinusite e amigdalite.
Durante anos tratei minha filha com medicina tradicional, e o resultado era sempre indesejável e negativo, ao ponto de ser indicada cirurgias e datas definidas.
A primeira cirurgia eu mesma desmarquei, as seguintes agendadas, por "coincidência" ou por força maior, ela ficava ora com o nariz obstruído, ora com infecção de garganta, ora com febre.
Sabendo da importância das amigdalas e da adenoide no sistema imunológico do corpo humano, parti para o tratamento natural. E o resultado após meses de tratamento é gratificante. Só não digo impressionante porque quando se trata de tratamento natural nada deve surpreender e tenho minha infância como referência.
Pois nem eu, nem meus irmãos, nem meus coleguinhas de escolas, nem meus amiguinhos viviam de pronto-socorro a pronto-socorro para tratar doenças respiratórias.
Quero aqui deixar bem claro, mas bem claro mesmo, que a medicina tradicional é necessária, claro. Mas quando se recorre a ela para tratar afecções do tipo que eu citei, e essa medida não resolve, a não ser cirúrgico e com ressalvas, olha não tenha a menor dúvida que o único caminho é assumir aquilo que você já tem certeza. Buscar em Deus a solução é o único remédio. Não digo estamos vencendo, digo vencemos!

dom, 2013-11-24 11:07

Eu estou usando a sálvia pra diminui a transpiração ou seja sudorese, não espero grandes resultados, mas se ela me ajudar a diminuir pelo menos em 25% minha transpiração, eu acho que vai ser gratificante, Mas eu tenho medo de usar a sálvia continuamente, porque eu sei dos riscos que o uso contínuo pode causar efeitos colaterais dos quais nem eu mesmo sei.!!! Mas se alguém sabe dos grandes riscos que o uso diário de sálvia pode causar, pode deixe nós comentários eu fico agradecido por isso!

sab, 2013-12-14 16:07
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.