Facebook

Remédios naturais para a TPM

Remédios-caseiros-para-a-TPM4 Marjan_Apostolovic - RF - Thinkstock

Existem várias alternativas caseiras e fitoterápicas que podem ser usadas como remédios naturais para a Tensão Pré Menstrual, a TPM.

Essa condição muito familiar para algumas mulheres, apresenta sintomas como o inchaço, cãibras, espamos, irritabilidade, fadiga, alterações drásticas no humor, compulsão alimentar, dor de cabeça, cólicas, e vários outros sintomas.

Essas situações ocorrem após a ovulação, e só desaparecem quando começa o período menstrual.

Entre as alternativas que podem melhorar de maneira efetiva a esses sintomas, acalmando e equilibrando, estão os diuréticos naturais.

Os chás de camomila, erva doce, urtiga, dandelião, ou o suco de cereja, são os mais indicados para que o organismo livre-se do excesso de líquidos. O chá verde também é aconselhável, não só por ser um diurético, mas também pelo seu poder curativo.

Para livrar-se da cólica e tensão durante a TPM, os mais eficazes são o poejo e a cavalinha, ambos ingeridos em forma de chá também.

O mais comum quando deste período é que o organismo produza estrogênio em excesso. Para controlar essa produção, especialistas aconselham o consumo de chá vermelho, ou o chá de alcaçúz.

O alcaçúz, porém, pode resultar num fluxo menstrual muito mais intenso que o normal, assim como o chá de urtiga.

Se está entre as mulheres que sentem calafrios repentinos no período pré menstrual, o mais recomendado é o chá de gengibre, bem quente.

Por conta da excessiva sensibilidade, ou irritabilidade, é de grande valia beber chás calmantes em paralelo. Neste caso, pode-se optar pelos chás de valeriana, erva de São João, de erva cidreira, ou suco de maracujá.

Já o óleo de prímula reduz a sensibilidade nos seios.

Para amenizar o impacto de todas as condições causadas pela TPM, enquanto ela estiver a atacar, coma muita fruta, beba cerca de 2 litros de água por dia, e diminua o consumo de cafeína.

Artigos recomendados

2 Comentários

Tenho 36 anos e cada ano que passou fiquei pior,agora tenho colicas,ansiedade,e fico muito nervosa,parece que viro outra pessoa,até meu coração acelera,ja pensei em pedir para médica tirar meu utero,é muito sofrimento,pois preciso trabalhar,mas tenho medo de faltar de ficar faltando,por esses motivos,sem contar que nunca pudi tomar anticocepcional!obrigada pelas dicas

qui, 2012-01-26 16:56

Olá Andréia! Nós é que agradecemos por acompanhar nossos artigos. Esperamos que as dicas realmente a auxiliem nestas questões.
Boa sorte!

sex, 2012-01-27 12:33
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.