Facebook

Os benefícios do chá de cavalinha

Os-benefícios-do-chá-de-cavalinha1

Os benefícios do chá de cavalinha são variados, indo do tratamento de hemorróidas, à queda de cabelo.

Esta erva é usada com grandes resultados para a cura de quase todos os tipos de hemorragia que ocorrem no corpo humano.

Também trata a tuberculose e problemas renais. Quando se esmaga a erva, aplicando de maneira tópica, cura feridas, doenças da pele, queimaduras e frieiras.

O chá é poderoso contra problemas na bexiga, seja infecção ou incontinência urinária.

Trata-se de uma erva muito rica em sílica, portanto, o chá contribui para a reparação dos tecidos, crescimento dos cabelos e das unhas, e auxilia na prevenção da osteoporose.

Espere que a erva seque sob o sol, queime-a, e misture as cinzas num copo de água. Beber este preparo cura o excesso de acidez no estômago e a disepsia.

Por conta da presença de certas enzimas em sua composição, a cavalinha é muito eficaz para eliminar germes e parasitas do organismo. Reduz o inchaço nos olhos, e reforça o sistema imunitário.

A infusão de cavalinha é um dos remédios naturais que apresenta melhor resultado na eliminação de piolhos e ácaros dos cabelos. Basta fazer o enxague dos cabelos com a infusão três vezes por semana para eliminar o problema.

Seu óleo (clique aqui para aprender a fazer óleos essenciais caseiros), pode ser usado como fungicida, que elimina o mofo e a ferrugem no móveis, ou partes da casa e da roupa.

O consumo regular reforça o organismo contra o reumatismo, a artrite e dores nas articulações, inflamações na próstata, uretra ou da bexiga, e faz com a cicatrização dos tecido ocorra de maneira muito rápida.

Também é conhecida por apresentar restabelecimento veloz em casos de fratura nos ossos, luxações e distensões.

Restabelece danos no pulmão, diabetes e insuficiência cardíaca. É tido como remédio natural contra o câncer. Beber 3 xícaras deste chá por dia elimina pedras nos rins.

O seu poder diurético torna a cavalinha como excelente emagrecedor. Entretanto, é recomendado não utilizá-la em conjunto com outros diuréticos, ou com remédios para emagracer. A interação pode ser danosa para o organismo.

O cuidado com a cavalinha também deve ser especial por parte dos fumantes. Esta erva contém nicotina, e bebê-la em grandes quantidades por resultar em overdose dessa substância, gerando suor nas mãos e nos pés, e taquicardia.

Quando se bebe o chá de cavalinha, deve-se aumentar o consumo de água. E há que saber também que esta planta é altamente concentrada em potássio, o que pode gerar alguns efeitos colaterais.

Portanto, o mais aconselhável é consultar um especialista antes de optar pelo seu uso. 

Artigos recomendados

30 Comentários

Seu eu fizer um cigarro com cavalinha, isso me fará muito mal?

dom, 2011-09-04 00:52

eu estou tomando a cavalinha pra fazer xixi pois estava com infecçao e inchaço

seg, 2012-06-04 18:16

Sei desse cha e muito bom ajuda muito.
Tive doe no rim e curei com o cha Cipo prata. Sandra

ter, 2012-08-28 00:49

Olá Sandra,

Obrigada :)

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-09-03 16:20

tomei o cha de cavalinha e foi otimo

qua, 2012-10-03 12:30

Olá Walquiria,

Agradecemos que partilhe o resultado conosco.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-10-04 10:39

a cavalinha tem muito tanino por isso funciona como , fito -anticoncepcional
natural obs. nunca deixe cha de um dia para outro.

ter, 2012-10-09 19:43

Olá agustavio ferna.,

Obrigado por partilhar seu conhecimento conosco, e tb por acompanhar nosso trabalho!

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-10-10 12:55

Estou tomando o chá de cavalinha, pois disseram que é bom para quem tem açucar alto e o meu deu alto, mas vou maneira e nao tomar todos os dias, só nao entendi o que o Gustavo quiz dizer com "fito-anticoncepcional".
Aproveitem esta me fazendo bem.

qui, 2012-10-11 11:16

Olá Rosane,

Sugiro que leia este link também para o açúcar alto: http://www.outramedicina.com/1115/uso-medicinal-da-bougainvillea

Quanto ao que o Gustavo disse, os fito anticoncepcionais, ou os fito - estrogênios, são substâncias naturais que interagem com os sinais hormanais do corpo. Estas substâncias podem induzir uma resposta similar à de moléculas de estrogênio sintéticos encontrados em pílulas de controle de natalidade. São um fraco substituto para o controle da natalidade, e eles não devem ser utilizadas como um contraceptivo. No entanto, pequenas doses encontram-se em alimentos e aumentar a quantidade de hormonas que circulam no sangue.

Boa sorte!!!
Abraços

sex, 2012-10-12 19:34

Já me disseram que tem efeitos diferentes conforme se toma antes ou depois das refeições, é verdade? Eu pretendo emagrecer e tratar osteosartrose degenerativa, é bom?

dom, 2012-10-14 18:00

Olá Maria,

De imediato após as refeições, não é recomendado. E para emagrecer, clique neste link: http://www.outramedicina.com/1159/mistura-magica-para-perder-peso?utm_so...

Para a osteosartrose: 10 cerejas por dia, e 1 kiwi. 3 vezes por semana como 100 gramas de brócolis que tenha sido cozido por 2 minutos.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-10-15 14:16

Estou a tomar antidepressivos e ansioliticos (á 4meses), pois fiquei com depressão desde que deixei de fumar (á 7meses).Faço retençaõ de liquidos . Posso tomar infusão de cavalinha (saquetas 3por dia).
Muito obrigada
Joana Camelo

ter, 2012-11-27 15:02

Olá Joana Camelo,

Sugiro que trate a causa, em vez do efeito. Ao comer o equivalente a 1 xícara de sementes de girassol todos os dias, vai tratar naturalmente a depressão e a ansiedade. A noite, antes de dormir, passe a beber um chá de flor de maracujá, ou de kava kava. Em paralelo, incremente a alimentação em fontes de Vitaminas do Complexo B, que são fundamentais para processar as reações químicas do organismo. As melhores fontes são os ovos, leite, folhas verdes e castanha do pará.

Quanto ao chá de cavalinha, ao mesmo tempo que é diurético, pode provocar muitos efeitos colaterais, e se você está bebendo medicamentos ansiolíticos, é melhor não arriscar. Prefira comer aspargos, cozidos por 2 minutos apenas (3 vezes por semana), comer 2 pêssegos meia hora antes das refeições, e em jejum, beber o suco de 1 pepino inteiro (casca e sementes). Deve ser bebido de imediato ao preparo.

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-11-28 14:06

para ter saude é preciso organismo limpo (alcalinizado),
evite ácidos: leite, ovos, carnes, peixes, refinados e industrializados em geral....veja no google:- sites veganos
-bicarbonato de sódio cura doenças
-a carne é fraca
-nalub7

qui, 2013-01-17 08:41

Se tem efeitos de anticoncepcional , então não é indicado pra quem teve trombose?

sex, 2013-01-18 13:33

Olá Adriana,

Quem sofreu com trombose pode beber o chá de cavalinha, mas apenas 1 colher de sopa por dia. E de preferência, misturada com 1 colher de sopa de chá de urtiga. Dependendo da razão pela qual quer beber este chá, podem haver outras alternativas. Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-01-21 12:17

Como se deve tomar o chá de cavalinha para inchaço da prostata e se tiver algum outro chá eficicaz me de a dica.
obrigado pela atenção.
At. Clóvis

qui, 2013-01-24 16:39

Quem faz uso de PuranT4 88 para Hipotireoidismo pode fazer uso da cavalinha pois tomo em capsula

sab, 2013-01-26 08:28

Olá Cristina,

A cavalinha é muito forte. O mais seguro é não misturar com remédios alopáticos. Se quer um diurético mais "seguro" prefira o chuchu. Bata 1 de tamanho médio, com casca e semente, em 1 copo de água, e beba 1 hora antes do almoço.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-01-31 15:29

Olá Clóvis Angelo,

Sugiro esta receita: Encha 1/8 de ​​xícara com sementes de melancia frescas, coloque-as em um frasco de 1 litro e encha com água fervendo. Deixe o chá esfriar. Beber 1 litro deste chá todos os dias por 10 dias.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-01-31 15:45

ola tenho ovarios policisticos e sera que é bom eu tomar cavalinha pra melhorar um pouco as dores que tenho e tenho problema na bexiga. Quando eu tom melhora a dor na bexiga e eu consigo urinar melhor

ter, 2013-02-26 17:43

Olá Niele Gomes,

Para melhorar o problema na bexiga, sim, poderá bebe-la. A questão é que esta erva não é recomendada para quem sofre com Diabetes, ou que tem problemas com a presão arterial, situações que podem ser comuns nas mulheres que sofrem com ovarios policisticos. Portanto, o recomendado seria vc conversar com um herbalista que indique as doses para o seu caso. Sugiro, ainda, que busque um profissional para realizar sessões de acupuntura. Esta pode ser uma ótima terapia para estes casos. Para aliviar a dor, não esqueça de eliminar, ou diminuir comidas que aumentam a inflamação, como o açúcar, congelados, frituras e fast food. Coma no mínimo 5 frutas de cores diferentes, todos os dias, e beba 2 litros de água filtrada, ou mineral. É importante, também, adquirir o hábito de beber 1 xícara de chá verde depois das refeições, todos os dias. Considere aumentar a ingestão de derivados da soja, como o queijo tofú, entre outros.

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2013-02-27 12:57

Tenho retenção de liquido sempre que fico mestruada gostaria de saber de quanto tempo to o chá de cavalinha e se tem outras alternativas de chás diureticos?

qui, 2013-04-11 01:30

Olá Natanaeli,

Beba chá de hibisco. Veja neste link: http://www.outramedicina.com/1054/flor-de-hibisco-beneficios-incriveis

Acrescente folhas de salsa nas refeições, e coma de 3 a 4 fatias de abacaxi no decorrer do dia.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-04-11 14:35

Olha gente eu tomei o cha cavalinha e foi otimo consigui tirar a pedra que estava no meu rim ....abraçoss

qui, 2013-04-18 15:18

Olá Najla Bernardo,

Ficamos felizes por vc, e tb por partilhar o resultado!

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-04-18 20:26

Cha de Cavalinha é bom mesmo pra pedra nos rins???... Sofro muitooo com issoo!!!

seg, 2013-04-22 19:20

Olá Débora Sulzbacher,

Veja o que disse essa leitora: najla bernardo disse:
Olha gente eu tomei o cha cavalinha e foi otimo consigui tirar a pedra que estava no meu rim ....abraçoss

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2013-04-23 14:41

Boa tarde muito obrigada pela dica de saúde tenho hemorroida interna tomo bastante água, vou tomar chá de cavalinha. abraços.

sab, 2014-01-11 15:19
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.