Facebook

Receitas caseiras para unhas encravadas

Receitas-caseiras-para-unhas-encravadas2 Yulia Podlesnova - RF - Thinkstock

As receitas caseiras para unhas encravadas ajudam a solucionar essa condição que tende a afetar, principalmente, o dedão do pé. Normalmente é caracterizada pela dor e pela inflamação.

Ocorre quando a ponta da unha penetra na borda de pele que a contorna, e uma das principais maneiras de livrar-se gradativamente do problema, é cortando a unha em linha reta, deixando a borda acima dos cantos.

Parece uma questão simples, todavia, se não tratada, uma unha encravada pode resultar em lesão, e em seguida, em inflamação grave. Mas os remédios naturais podem ser usados com resultados satisfatórios.

O uso de sapatos apertados, unhas que descascam com facilidade, ou que estejam com fungos, são agravantes. Mas a tendência para encravar também pode ser hereditária.

Os primeiros sintomas são vermelhidão, dor, e sensibilidade à pressão. A borda da unha fica com a tendência de engrossar, e já num estágio mais avançado, há inchaço e a presença de pus. Essas complicações mais severas podem suceder com mais facilidade naqueles que sofrem com diabetes, ou má circulação.

Para tratar em casa, deixe o pé de molho em água morna, com um pouco de sal, cerca de meia hora, pelo menos 3 vezes ao dia. Essa terapia fará com que a unha se levante.

Antes de dormir, pegue um chumaço bem pequeno de algodão, e coloque entre a pele e a unha. Isso impedirá que a unha continue a crescer na direção errada.

Ou, com uma faca bem afiada, retire uma lasca de limão, em tamanho que possa ser colocado entre a unha e a pele. Coloque o pedacinho de limão, e envolva o dedo com uma gaze.

Todos os dias após o banho faça uma massagem sobre a área afetada com óleo de Árvore do Chá, misturado com óleo de lavanda. Essa massagem é mais indicada para quando a inflamação está num estágio avançado, sendo que alivia a dor e a pressão.

Durante o tratamento, evite sapatos fechados, e coma vegetais e frutas que vão acelerar o processo de cura, ou reforçar o sistema imunológico para curar a condição.

Neste caso, os mais indicados são as folhas verdes e as frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Artigos recomendados

8 Comentários

nooossa que otimo! adorei essa pagina, a minha familia toda tem esse problema, muito legais as dicas, vou coloca-las em pratica!

qui, 2011-11-03 03:26

Obrigado por acompanhar nossos artigos, e melhor, por apreciar as dicas.

Boa sorte.

Abraços!

qui, 2011-11-03 19:35

Amei! Fico com esse problema diariamente...Mas já estou melhorando com essas maravilhosas dicas! Muito obrigado! :D

ter, 2013-04-23 19:30

Olá Callyne,

Obrigada :)

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2013-04-24 14:44

Blz vou botar em pratica depois envio os resultado!!!

seg, 2013-07-15 17:54

to com os dois dedões, mega inflamado vou fazer pra ver qual é>

seg, 2013-08-12 15:54

Minha unha, ta encravada está doendo muito agora com essas, dicas vou tentar curar..vlw

seg, 2013-10-28 20:06

Nossa que legal obrigado tenho certeza que vai me ajudar muito sofro desse problema desde pequena e antes de ir a uma podologia vou colocar essas tarefas em dia

sab, 2013-12-07 17:20
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.