Facebook

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados1 RENE DROUYER - RF - Thinkstock

As receitas de colírio para olhos inflamados são uma alternativa simples e eficaz para aqueles que buscam tratamento na medicina natural. O colírio caseiro também pode ser utilizado para alergias, e até mesmo para amenizar os efeitos da conjuntivite. No dia a dia, seu uso é recomendado para revigorar olhos cansados ou tensos.

Apesar da presença desses malefícios que atacam a saúde dos olhos, muitas pessoas insistem em lavá-los com água da torneira, fator que é um agravante, pois esse tipo de água pode conter vários tipos de susbstâncias químicas contra indicadas para olhos inflamados. Ou podem, ainda, conter bactérias que pioram a inflamação, gerando uma infecção ocular ainda mais séria.

Por ser livre de produtos químicos, a água destilada é a mais recomendada para ser usada na composição da receita. Todos os utensílios utilizados para fazer a receita devem ser fervidos, afim de ter a certeza que ficarão livres de qualquer bactéria ou fungo.

Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.

Se quiser também poderá usar chá verde em vez do sal. Coloque 2 colheres de sopa de chá verde no copo de água, leve ao fogo e desligue logo que ferver. Tenha a certeza de que estará utilizando um chá verde de qualidade. Deverá coar a mistura antes de seu usada e use filtro de café para fazer a coagem, que deve repetida pelo menos 3 vezes. Outra alternativa, é usar saquinhos de chá verde diretamente sobre os olhos, principalmente quando o sintoma é apenas cansaço.

Nenhuma destas receitas pode ser guardada por mais que um dia. Como não possuem conservantes naturais, pode ser que bactérias se desenvolvam de um dia para o outro, o que pode ser perigoso para os olhos.

O uso do colírio caseiro também é defendido por alguns oftalmologistas, que muitas vezes até dão um guia sobre como prepará-lo. 

Artigos recomendados

32 Comentários

colaborar c/a saude alheia é ato de amor.Gostaria de receber receita de preparo da pomada de confrei em casa.obrigado por vc.existir.

ter, 2012-03-20 08:43

Olá Antônio, seu comentário foi muito amável! Segue a receita abaixo:

Ingredientes

500 ml de natas
Entre 5 e 8 folhas grandes de confrei
1 colher de chá de óleo essencial de eucalipto
1 colher de chá de Vitamina E (quebre as cápsulas e retire o líquido)
1 colher de chá de óloe essencial de cânfora
1 colher de chá de óleo essencial de arnica

Modo de Preparo

Esvazie o frasco de nata num recipiente grande que possa ser levado ao microondas. Pique as folhas de confrei em pedaços com cerca de 1 centímetro. Misture as natas e o confrei e agite o máximo que puder, em seguida leve ao microondas por 8 minutos. Retire, e passe por uma peneira. Não se preocupe com os pedacinhos de folha que passarem pela peneira. Na sequência vai acrescentar a Vitamina E, e todos os óleos essenciais, mesclar bem, e transferir para um frasco que possa ser bem fechado (poderá ser o próprio frasco das natas, mas deverá estar muito limpo e bem seco).

Salvo se o Antônio viver num lugar onde faz muito calor, poderá guardá-lo em temperatura ambiente. Esse creme pode ser usado durante vários meses.

Boa sorte!

ter, 2012-03-20 13:21

Boa tarde, estou preocupada pois minha filha saiu tipo uma bolinha vermelha e logo apos dois dias começou a doer muito e logo estorou e saiu muito pus e assim sarava e saia outra sempre na bunda e região atras das coxas, ja dei medicamentos e nada sara e agora esta saindo e mim so que o meu saiu no pescoço e ñ estoura e doi muito e ta infecionado e na regiao das nadegas ta saindo mais uma o que pode ser me ajude estava com infecção no meu olho e fiz a receita do colirio e me ajudou muito por isso estou pedindo sua ajuda.Muito obrigado.

sex, 2012-05-04 18:51

Olá Mônica,

Já que é uma condição que ocorre em duas pessoas de maneira simultânea, ou pode ser pela comida, ou por uma bactéria contraída em algum lugar. Penso que é de suma importância que leva sua filha ao médico, e que aproveite e faça um exame também. Só depois de diagnosticada a condição é que se pode saber qual o melhor tratamento.

Boa sorte!
Abraços

qua, 2012-05-09 14:43

amei este site muito interessante,estava precisando de um colirio e achei este muito bom vou fazer.um grande abraço para todos

sab, 2012-07-07 00:37

Olá Luciana Correia!

Muito obrigada por acompanhar nossos artigos! Faça sim, que é muito bom.
Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-07-09 15:19

ola, preciso de remedio caseiro para carne crescida,minha filha esta com carne crescida no olho dela, a doutora passou um colirio para ela mas nada adiantou. o que devo fazer. espero que vc me responda.bjus.

qua, 2012-07-11 12:08

Olá Rosimeire,

O melhor a fazer é retornar com sua filha ao médico, fazer os devidos exames para descobrir o que é realmente... Só com o diagnóstico preciso é que se pode abordar um tratamento...

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-07-11 13:52

ola tenho 14 anos e tenho manchas de feridas no corpo todo isso é um pesadelo na minha vida sera que vc sabe algum remedio caseiro que tire manchas?ou sabe um remedio bom que tire mesmo por favor mim ajude e que deus te abeçõe estou esperando a resposta ta.

qui, 2012-07-12 16:07

Olá Andrezza Samella,

terá que fazer aplicações da polpa de aloe vera, pelo menos 3 vezes na semana, sobre a pele muito limpa .O melhor é fazer após o banho, e antes de dormir, para que ossa agir por toda a noite.

Também se pode aplicar o conteúdo da cápsula de Vitamina E, todos os dias.

Outra aplicação diária muito benéfica: deixe uma toalha com água o mais quente que aguentar sobre as manchas. Deixe pelo menos 2 minutos, e em seguida, aplique óleo de coco extra virgem, orgânico. Massageie com movimentos circulares, devagar. Não precisa passar uma quantidade excessiva, porque só deverá retirar o óleo no dia seguinte. Portanto, o melhor é fazer à noite também.

Como você ainda é adolescente, será de grande importância conversar com sua mãe antes de qualquer procedimento.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-07-12 19:19

Olá queridos!!!! sem vocês oque seriamos de nos qualquer coisinha ,como pagar médicos poristo lhe entrego meus Parabéns e muito obrigada por estar aqui conosco abraços..............

qua, 2012-08-08 03:42

Olá Sonia,

Agradecemos muito que acompanhe nossos artigos. É por leitores como vc que estamos por aqui!

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-08-08 13:49

Olá!
Estou com o olho super vermelho e doendo, pode ser alergia.
Tem alguma coisa que posso passar?
Abraços...

dom, 2012-09-16 12:33

Olá Ana Paula,

Sugiro que faça a receita do colírio que está descrita no artigo.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-09-17 13:17

olá! minha filha tem 6 anos de idade,percebi logo de manha que no cantinho do olho dela estava inflamado e no decorrer do dia foi piorando as palpebras incharam e ficaram avermelhadas.O que eu posso fazer? me ajude a esclarecer,obrigada !

qua, 2012-10-03 02:31

Olá Jocilda,

O melhor é lavar com água destilada o mais rápido possível, e em seguida levá-la oa médico, pois pode ser o sintoma de alguma alergia, ou infecção. Porém, como se trata de uma criança o melhor é o maior cuidado possível!

Depois que tiver o diagnóstico é que poderemos orientar quais as melhores possibilidades de tratamento.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-10-04 11:41

Tenho um bebe de um ano e dez meses, que esta com caroço atraz do ouvido a três meses mais ou menos . Levei ele ao otorrino fez os exames e não tenha infecção alguma.As vezes o caroço aparece e some do nada .Quando o caroço cresce os olhos começam a pulgar e ele diz dodoi e coloca a mão no ouvido. já levei ele em vários médicos e até hoje sofro atraz de respostas. se puderes me ajudar. por favor. obrigada

sab, 2012-11-10 09:31

Olá Vania Lucia,

Se vc já levou em vários médicos, assumo que já foram feitas análises de sangue, para verificar Se você já levoe ainda não tem um diagnóstico, deve ser desesperador. O único que poderia sugerir é que vigie a alimentação dele. Veja se o caroço "volta" quando come determinadas coisas, pois pode ser uma reação do organismo a determinadas substâncias.

No mais,sugiro que busque um otorrinolaringologista pediátrico, especializado em condições no pescoço e na cabeça. É de suma importância fazer uma tomografia computadorizada, ou no mínimo um ultra-som. Há um grande número de possibilidades para nódulos desse gênero.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-11-15 09:27

Oi Gi tenho uma filha com cardiopatia congenita gosrtaria de saber de um tratamento natural para fortalecer o coracao dela e diminuir a dilatacao dele.
Desde ja muito obrigada.
Muna

qui, 2012-11-22 10:32

Olá Muna,

O cuidado essencial é com alimentação. Se manter uma dieta apropriada essa condição poderá ser corrigida durante seu crescimento.

Vc não citou a idade dela, mas é de suma importância evitar comidas processadas e industrializadas (tudo que você compra já pronto), Alimentos que aumentam o colesterol e gordura saturada podem favorecer a formação de placas nas artérias, o que pode ser um agravante sério para esta condição. O açúcar também deve ser mínimo.

Cozinhe vc mesma as refeições, cuidando para utilizar legumes e verduras frescos, o mais natural possível, para conservar os nutrientes.

A primeira refeição da manhã deve ser de apenas frutas vermelhas. Amoras, morangos, cerejas, ameixas, mirilos são ótimos. No decorrer do dia é importante que ela coma outras frutas, como a maçã, a melancia, melão, peras, bananas.

Evite batata tradicional, mas poderá lhe dar batata-doce, cenouras e brócolis, por exemplo. Se é ainda um bebê, faça sopa.

É importante que ela se alimente com gorduras boas e com ácidos graxos ômega 3. As melhores fontes são os abacates e as nozes. O peixe fresco, como a cavala, a sardinha e o salmão, devem ser comidos pelo menos 3 vezes na semana. Como se trata de uma criança, é muito importante que você fale com o pediatra, que devrá encaminhá-la para um nutricionistra afim e estabelecer quais as quantidades de nutrientes recomendadas por dia.

Além disso, é preciso ter muito cuidado com os medicamentos prescristos para esta condição. Se tiver alguma dúvida, fale com o médico, ou farmacêutico para saber efeitos colaterais, ou de longo prazo, daquilo que ela estiver tomando.

Se tiver alguma dúvida, estamos por aqui.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-11-22 20:28

ja levei o meu filho no oculista e nao deu nada mais as vista continua vermelha o que eu posso passar

dom, 2012-12-09 00:59

Olá Vanderleia,

o único que poderá aplicar é a receita do colírio que está descrita no artigo. Veja também se está usando algum produto que está provocando a irritação..., pode ser o sabonete, xampu, por exemplo...

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-12-12 16:00

meu filho tem 8 anos saiu nos 2 olho risco vemelho parece uma veia medico disse que e alergia as vezes fica mais claro mais dentro deste ano nao sumiu

qua, 2013-01-09 12:39

Olá Eliane,

E o médico disse ao quê ele tem alergia? Se sim, há que mantê-lo longe da causa. Se não disse, há que perguntá-lo... Saúde de criança é frágil. Exija esclarecimentos.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-01-10 09:03

Eu queria tirar uma dúvida. Eu tinha uma pessoa que trabalhava com óleos essenciais. E ela fazia um colírio fantástico. Mas ela se mudou e perdi o contato com ela. Talvez alguem possa me ajudar, já que tenho apenas os ingredientes e queria fazer o colírio para meu uso.
Ela usava 0,9% de cloreto de sódio e 0,1% de óleo essencial. alguem sabe me dizer em ML, qual seria esta quantidade de 0,9% e 0,1%?
obrigado

qua, 2013-04-10 16:58

Estou com minhas vistas muito ruim ,lavo com soro uso o colirio que o medico me recomendo e nada de melhorar ,e minha cabeça doi muito por causa disso oque faço

dom, 2013-04-28 14:28

Olá Aline Fernandes,

Entre neste link para verificar as receitas e dicas:

http://www.outramedicina.com/786/melhorar-a-visao-naturalmente

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2013-04-29 17:05

Meu tio tá com o ouvido inflamado e muito dolorido. O que eu posso fazer. Por favor,me responda,é urgente...

seg, 2013-05-13 02:21

Oi, eu to com uma coceira nos olhos e começaram a ficar vermelhos, me disseram que é carne crescida, eu não sei o que fazer, coça muito e fica vermelho, me ajude por favor!

sex, 2013-06-14 16:59

Ola bom dia! Meu filho tem 11 meses e desde que nasceu tosse muito, melhora em periodo de pouco tempo e depois volta a tossir de novo, ja nao sei o que fazer pois, nao dorme fica com nariz entupido ronca e acaba por nao dormir e ficar muito irritado. Ja levei ao pediatra mas nenhum remedio q dei ate hoje valeu... Sera que poderia me dar uma dica.
Desde ja muito obrigada

sab, 2013-08-31 12:26

Olá Cristiane!

Infelizmente não. Recomendamos que você procure outro médico e até mesmo um especialista como um otorrino. Talvez seu filho precise fazer exames mais profundos e específicos.

Beijos e boa sorte! ;)

qua, 2013-09-04 17:24

ola td bem meu nome e carlos eu estou com uma coceira nos olhos e esta embaçando td e tem uma carne crecendo rapidamente o que eu fasso?

ter, 2013-12-03 12:25
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.