Facebook

Receita de tinta de cabelo caseira

Receitas-caseira-de-tinta-de-cabelo2.jpg Valua Vitaly - RF - Thinkstock

As receitas de tinta de cabelo caseira são, em sua maioria, muito fáceis para fazer. Além disso, o produto natural vai livrar os fios da exposição aos químicos presentes nas tinturas industrializadas, que podem promover danos severos ao cabelo. O custo é mais barato também.

Há que saber, todavia, que as tintas extraídas das plantas não promovem aquele brilho extra, característico das tintas processadas quimicamente. Entretanto, buscamos as receitas mais populares, e poderá fazer, aplicar e repetir sempre que quiser.

Para deixar o cabelo loiro

Ingredientes:

  • 1 xícara de flores frescas ou secas de camomila
  • 1 xícara de calêndulas frescas ou secas
  • 1 litro de água
  • Panela de esmalte, ou de vidro

Modo de Preparo:

A panela onde irá ferver os ingredientes não poderá ser de alumínio, ou o não vai obter resultados desejados. Leve a água para ferver, e depois que levantar fervura, acrescente as flores, e desligue o fogo. Tampe com um pano, e deixe por 30 minutos. Coe, espere que esfrie totalmente, e transfira para um frasco que possa ser bem fechado. Conserve na geladeira. Poderá usar por no máximo 1 semana. Depois disso, perde as propriedades.

Para aplicar a tinta natural, lave seus cabelos normalmente, seque muito bem com uma toalha, e aplique, ou borrife o preparado nos fios. Deixe por 30 minutos antes de enxaguar.

Para conseguir resultados mais rápidos também pode ir aplicando diariamente. Passe no cabelo um pouco antes de ir dormir, por exemplo, e só retire no dia seguinte.

Dica: Se o seu cabelo for muito longo, acrescente 1 colher de sopa de açafrão no momento em que for colocar as flores na água.

Receitas-caseira-de-tinta-de-cabelo3.jpg anna liebiedieva - RF - Thinkstock

Cabelos castanhos

Ingredientes:

  • 2 xícaras de sálvia fresca ou seca
  • 1,1/2 xícara de alecrim fresco ou seco
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • Água suficiente para cobrir
  • Panela de esmalte, ou de vidro

Modo de Preparo:

Leve as ervas para a panela e deposite água o suficiente para cobrir tudo. Espere ferver, e baixe o fogo para o mínimo. Deixe cozinhando por 6 horas, mexendo ocasionalmente, e acrescentando um pouquinho de água se necessário.

Deixe esfriar, e só então acrescente o vinagre de maçã, mexendo bem. Depois de lavar o cabelo, aplique a mistura e deixe por meia hora antes de enxaguar. Repita quantas vezes for necessário para que o cabelo fique bem pintado.

Cabelos pretos

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa cheias de chá preto
  • 3 xícaras de água fervente
  • Recipiente plástico

Modo de Preparo:

Coloque o chá no recipiente e jogue a água fervendo por cima. Deixe em infusão por meia hora. Lave o cabelo como de costume, e derrame a mistura de chá nos fios, espalhando bem para cobrir todos. Deixe 20 minutos, e enxágue em seguida.

Cabelos vermelhos

Ingredientes:

  • 200 gramas de pó de henna (certifique-se que é de boa qualidade)
  • 2 xícaras de suco de limão
  • Pente
  • Papel filme
  • Tigela de plástico, ou vidro

Modo de Preparo:

Misture bem o suco de limão com o pó de henna, e deixe no recipiente por 6 horas. A mistura vai engrossar um pouquinho. Separando o cabelo por mechas, vá aplicando a mistura, e penteando para distribuir de maneira uniforme. Depois de passar por todos os fios, envolva o papel filme na cabeça, e deixe por entre 2 e 3 horas. Lave em seguida.

Notas importantes

  • Fazer sua própria tinta pode ser mais barato, mas não se iluda, exige tempo, e repetição nas aplicações até que se consiga a tonalidade que se quer
  • Não espere cores vibrantes de tintas caseiras. Se quer o cabelo rosa choque, ou azul bebe, tem mesmo que optar pela tinta industrializada
  • Não é porque o produto é natural que é absolutamente seguro. Faça o teste de aplicar um pouquinho abaixo do braço para testar se haverá, ou não, reações alérgicas

Artigos recomendados

21 Comentários

excelentes receitas

seg, 2012-06-11 19:33

Olá Rachel de Souza,

Agradecemos muito seu comentário!
Espero que acompanhe nossos artigos sempre que possível.

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-06-12 11:40

Fiz a receita para cabelos pretos e não funcionou, não vi resultado algum. O chá que eu usei foi o chá preto comprado em farmácias, sabe ?Abri os saquinhos pra contar as colheradas e depois coloquei a água, deixei em infusão e depois passei no cabelo, mas não deu diferença alguma.

sex, 2012-07-20 01:14
imagem de Juh

Karla, só com uma aplicação não muda, não é tinta quñimica. precissa fazer várias vezes.

sex, 2012-07-20 13:26

assim ficou mais pratico

ter, 2012-07-31 14:16

Olá Lunnarah,

Fica mesmo!
Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-08-02 16:09

Receita caseira para para ganhar massa muscular.Estou desnutrido. já tomei vitamina mas não serve.preciso urgente estou pesando 48 kilos tenho 23 anos estou reduzindo peso rapidamente .não engordo nem mesmo com vitaminas.

Agradeço pelo resposta.

sab, 2012-08-18 14:01

Problema grave é a desnutrição, e pior que obesidade, passei no médico me receitaram vitaminas, mas não serviu. continuo desnutrido, abaixo do peso, tem cura para este prolema?

sab, 2012-08-18 14:06

Olá Wes,

receita da vovó para ganhar peso: 2 colheres concha (grandes, daquelas para sopa) de feijão preto cozido no dia. Leve ao fogo e quebre 1 ovo dentro. Quando a gema estiver firme, retire e coma. Repita todos os dias no almoço. Atenção que essa engorda mesmo..., portanto vá fazendo exercícios físicos em paralelo para que o corpo permaneça com as formas que você deseja.

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-08-21 14:07

quandoeu era pequena acostumava a querer pintar o cabelo de vermelho
pintei mais me arrependi por que reseco meu cabelo então resovir fazer minha tinta natural e gasta menos eu não vo gasta meu dinheiro pra resecar meu cabelo isso e injusto diviam botar uma segurança na tinta
inreponsaves.

obrigada pela sua atenção(´ _ `)

qui, 2012-10-11 00:28

Gostaria de saber se a tinta vai sair daquie quantos dias ?

dom, 2012-11-18 05:02

Olá Izaura,

Depende de qual vc aplicar. Vai sair um pouco a cada lavagem, e portanto, depende da quantidade de vezes que vc lava o cabelo. Mas a ideia quando se trata dessas aplicações naturais é repetir sempre que considerar necessário. Já que não se trata de produtos químicos, não produz o mesmo efeito que um produto industrializado, ou seja, não "pega" tanto.

=== Notas importantes

Fazer sua própria tinta pode ser mais barato, mas não se iluda, exige tempo, e repetição nas aplicações até que se consiga a tonalidade que se quer
Não espere cores vibrantes de tintas caseiras. Se quer o cabelo rosa choque, ou azul bebe, tem mesmo que optar pela tinta industrializada
Não é porque o produto é natural que é absolutamente seguro. Faça o teste de aplicar um pouquinho abaixo do braço para testar se haverá, ou não, reações alérgicas

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-11-20 05:10

quero dicas para fazer mechas rosa no cabelo

seg, 2013-02-04 13:47

Eu tenho medo que a tinha n saia do meu cabelo e que a tinta estrague o meu cabelo!
Essa tinta é segura?

ter, 2013-07-09 21:17

eu quero dicas como fazer mexas azuis no cabelo sem quimica.

seg, 2013-09-02 13:37

Mais depois que lava sai do cabelo?

qua, 2013-09-04 21:09

Olá Camila!

Na verdade, os resultados são gradativos, como explicamos na matéria:

"Fazer sua própria tinta pode ser mais barato, mas não se iluda, exige tempo, e repetição nas aplicações até que se consiga a tonalidade que se quer".

Não é uma tinta que dará a cor desejada na hora e depois sairá com a primeira lavagem.

Beijos.

qui, 2013-09-05 12:59

gostaria de saber se existe contra indicacoes para quem faz relaxamento no cabelo?

seg, 2013-09-09 18:05

Olá Dinna!

Não. É algo totalmente natural.

Abraços.

ter, 2013-09-10 17:29

Ola, quem quiser ficar com mechas naturais, deve fazer cha de casca de cebola e passar quente no cabelo secar e só lavarno outro dia.tem que ser bem forte o cha para pegar,ok?

dom, 2013-11-03 17:30

gostaria de saber como faz pro cabelo ficar azul

ter, 2013-12-17 15:05
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.