Facebook

Propriedades medicinais da alfafa

Propriedades-medicinais-da-alfafa2.jpg Wieslaw Jarek - RF - Thinkstock

Uma das grandes propriedades medicinais da alfafa é o controle do açúcar no sangue. Trata-se de um antioxidante natural, com grande número de fito nutrientes, essenciais para manter a saúde e a juventude do corpo. É uma planta rica em potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Também é abundante nas vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. Além disso, tem fibras, sendo indicada para melhorar o processo de digestão.

Há cerca de 1.400 anos foi descoberta na China, como sendo uma erva medicinal. Desde então, cientistas e herbalistas vêm analisando e descobrindo potencialidades das folhas e dos brotos geminados.

É frequentemente recomendada para tratar a retenção de líquidos, ou de fluídos. Ao consumir alfafa com regularidade estará capacitando os rins a trabalhar de forma equilibrada. É um diurético natural, que ajuda o corpo a liberar a água retida nos tecidos.

É indicada nos tratamentos alternativos como remédio natural contra a artrite reumatoide e para a osteoartrite por sua riqueza em aminoácidos que curam esse tipo de inflamação.

Foi comprovado por cientistas que controla a glicemia e o colesterol devido ao composto chamado de NIC-5-15, que também pode ser encontrado nos grãos de soja, e que é efetivo no tratamento destas condições.

Propriedades-medicinais-da-alfafa3.jpg Wieslaw Jarek - RF - Thinkstock

No geral, pode ser usada todas as vezes que uma inflamação atacar o corpo, a rigidez e a dor muscular, ou dores nas articulações. Naturopatas afirmam que é um ótimo remédio para mulheres que enfrentam a menopausa, principalmente para combater as ondas de calor.

Quem não quiser comê-la na salada, poderá beber cápsulas. Ou comprar as folhas para fazer um chá, ou até mesmo um tônico.

não pode ser consumida por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando. Todos os demais devem evitar o excesso. Em doses exageradas, esta planta pode desencadear a quebra das células vermelhas no sangue, uma condição realmente grave para a saúde humana.

Artigos recomendados

15 Comentários

Por favor, onde encontrar semente de alfafa para germinar?

qui, 2012-03-22 23:52

Olá Amélia, faça uma busca na internet. Pode ser no google, ou no Bing. Digite: "comprar sementes de alfafa para geminar" + o nome da sua cidade, e poderá localizar um vendedor onde vc vive. Caso não haja, poderá encontrar em lojas on line, q fazem a entrega em casa.

Boa sorte!
Abraços

sex, 2012-03-23 12:40

Vera Reni,preciso encontrar a alimentos ou ervas que auxiliem como neuro transmissores cerebraais,tive avc eu uso farmacos químicos para auxiliar na função dos neuros transmissoresprefiroumtrataentonatural

qui, 2012-04-19 12:51

esta ALFAFA É A MESMA USADA P ANIMAIS. É MUITO RICA EM
PROTÍINAS . QUERO MUITO ARRANJAR A SEMENTE DE ALFAFA
ONDE POR FAVOR ME AJUDEM (QUE DEUS OS ABENÇOE)

ter, 2012-05-15 15:39

Olá Hélio Rabelo (não somos parentes?? rsrs), esta é a alfafa geminada. Por favor leia a resposta dada à Amélia Losano, acima...

Boa sorte!!!
Abraços

qua, 2012-05-16 14:19

Gostei imenso das dicas que encontrei e quero parabeniza-la por ter partilhado conosco, muito obrigado beijos..........

qua, 2012-06-13 11:22

Olá Alice da Silva,

Nós é que agradecemos por acompanhar nossos artigos!

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2012-06-14 13:03

Gostaria de saber se alfafa serve pra fazer chá - insônia

qui, 2012-08-09 16:44

Olá Leticia,

Não encontrei nenhuma pesquisa científica que dê uma resposta positiva. Para insônia use essa receita: 3 colheres de sopa de folhas de hortelã secas, 1 colher de sopa de flores de verbena secas, 1 colher de sopa de erva de gato seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosas frescas. Misture tudo e coloque num copo de água fervente. Beba morno.

Boa sorte!!!
Abraços

ter, 2012-08-14 16:07

bom eu tenho uma chinchila eu queria só saber aonde encontro a alfafa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ;-)

sex, 2012-08-24 15:26

Olá Carla,

Poderá encontrar em lojas on line, q fazem a entrega em casa, ou no supermercado.

Boa sorte!!!
Abraços

seg, 2012-09-03 18:38

olá, gostaria de saber como utilizo as gotinhas de alfafa para a mamentação, qual a potencia e quantas gotas devo tomar. pois meu leite está diminuindo e minha filha tem 20 dias.

qui, 2013-02-14 10:54

Olá Márcia,

Se verificar, no texto está escrito assim; "Só NÃO pode ser consumida por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando.".

Para aumentar a produção de leite materno, o melhor é separar 2 colheres de chá de semente de funcho, levar para ferver em 1 copo de água por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe por meia hora antes de beber. Faça 3 vezes na semana. Enquanto isso, terá que comer de 5 a 7 frutas todos os dias, e de preferência de cores diferentes. Inclua muitos vegetais folhosos nas refeições, como a couve, o repolho e a alface. Coma-os crus para ter oos benefícios. Além disso, é fundamental beber 2 litros de água filtrada, ou mineral, todos os dias.

Boa sorte!!!
Abraços

qui, 2013-02-14 14:52

obrigado pelas dicas..... estou com um livro sobre brotos mas estou com dificuldades de encontrar sementes orgânicas vcs poderiam me ajudar pois sou portador do vírus C e estou em tratamento com a M T C.... grato desde já

ter, 2013-10-29 21:24
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.